CRC/SE apoia instituições a realizarem o Imposto de Renda Solidário

“Motivar a união entre as instituições de ensino superior, porque juntos, com certeza, seremos muito mais vistos e fortes”. Foi ressaltando o papel do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, que o presidente do órgão Aécio Prado Dantas Júnior, abriu a palestra sobre Imposto de Renda Solidário realizada na noite de ontem, dia 27 de março, em um dos auditórios da Faculdade Amadeus - Fama.

O auditor fiscal da Receita Federal Nilson Lima foi o encarregado de uniformizar o conhecimento dos estudantes presentes. Segundo ele, uma ação de cidadania como o Imposto de Renda Solidário contribui para que a Administração Tributária facilite as suas atividades e, ao mesmo tempo, impede ou dificulta que o cidadão passe por um constrangimento de sofrer uma atuação com multa pesada ou responder por alguma infração penal relacionada ao cumprimento da obrigação tributária.

“Essa palestra é voltada para a parte operacional. Ou seja, vamos dar conhecimento aos estudantes mostrando como é que funciona a tributação do imposto de renda da pessoa física e dentro deste contexto vamos trabalhar a Declaração do Imposto de Renda”, detalhou Nilson Lima. Ainda de acordo com o auditor fiscal, na medida em que se prepara os futuros profissionais, se faz com que os cidadãos cumpram de forma mais tranquila a suas obrigações perante o fisco.

A AÇÃO

O Imposto de Renda Solidário é uma ação de cidadania onde acadêmicos de Ciências Contábeis se unem para fazerem declarações de Imposto de renda de Pessoa Física gratuitamente.

E é por se tratar de um trabalho voluntário que a estudante do sétimo período de contabilidade Silvani Souza Reis Santana, 35, sabe exatamente que esta ação produz um ganho de conhecimento sem precedentes. “É uma excelente oportunidade de aprender. Sempre quis saber mais sobre Imposto de Renda. Para mim, é uma chance muito importante”, admite.

Na opinião da professora universitária Erenita Sousa, os alunos ficam muito interessados e empolgados por se tratar de um trabalho prático. “Essa experiência de atender ao público é muito importante para eles”, ressalta. Ela diz também que os alunos tanto ficam na curiosidade para desenvolver o trabalho como ficam se sentindo um profissional atuando no mercado.

UNIÃO

Para o coordenador do curso de Contabilidade da Fama, Washington Oscar Guimarães Pinto, a ideia do CRC/SE de juntar todas as instituições de ensino superior e, assim, atender a um maior público, amplia ainda mais a ação de cidadania.

Ainda não há um local definido para a prática do Imposto de Renda Solidário. Segundo Aécio Júnior, presidente do CRC/SE, está sendo negociado um espaço em um dos dois shoppings da capital, ou no ônibus climatizado do Sebrae que ficará fixo em um dos dois centros de compras.

Data: 28/03/2012 às 10h16