Em prestigiada cerimônia de posse, Juarez Carneiro diz que 2013 será o Ano da Contabilidade
Compartilhar:

Deputados, senadores, lideranças da classe contábil de todo país, presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade e de outras profissões regulamentadas, participaram da Solenidade de Posse da Nova Diretoria e dos Conselheiros do Conselho Federal de Contabilidade (gestão 2012-2013), para a renovação de 1/3 do Plenário da entidade, ocorrida na noite de ontem, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília (DF).

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, Valdir Pietrobon, foi o primeiro a fazer uso da palavra. Segundo Pietrobon, a contabilidade está vivendo o seu momento mais importante e o nosso principal objetivo, enquanto profissionais, é atuarmos como gestores nas empresas.

O deputado federal, Edinho Bez, representando o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, disse, por sua vez, que a contabilidade já pode ser considerada uma das profissões mais demandadas no mundo. Segundo Bez, o profissional da contabilidade faz parte da vida de cada cidadão. A figura do contador é fundamental para o crescimento econômico do País, analisa.

O senador da República, Paulo Bauer, que também é contador, iniciou o discurso relembrando quando recebeu a carteira profissional do presidente Juarez, á época presidente do CRCSC. Foi das mãos do presidente Juarez que recebi a carteira de contador que me credencia a discutir questões de natureza contábil, revela.

O profissional da Contabilidade, segundo o deputado, deve encarar os desafios propostos e não ter limites para exercer a razão e compreensão. O governo mostrou, recentemente, o pequeno avanço que tivemos com a redução da carga tributária no País. Naquele momento me senti útil pelo fato de ser contador e pelo fato de ter contribuído para algo tão importante e significativo para a vida de milhares de brasileiros, afirma Bauer.

Ao encerrar o seu discurso, o senador reverenciou o trabalho dos quase 500 mil profissionais. Aplaudo todos os contadores deste país que convivem com essa carga tributária infernal. Temos que ter coragem para eliminar essa burocracia, finaliza.

O presidente o CFC reeleito, Juarez Domingues Carneiro, iniciou o discurso relembrando da sua trajetória profissional. Meu primeiro contato com a Contabilidade, por incentivo de meu Pai, foi no Curso de TÉCNICO EM CONTABILIDADE, realizado ao mesmo tempo com o Curso CIENTÍFICO, lembra. Anos mais tarde, Juarez concluiu os cursos de Ciências Contábeis, Administração e Direito. Tive a oportunidade de exercer profissionalmente cada um deles, revela.Juarez fez, ainda, um balanço do primeiro ano de gestão à frente da entidade ao dizer que nesses dois anos, conseguimos colocar a contabilidade brasileira como referência no cenário internacional, passamos a presidir o Glenif ou Glass, que é a voz da América Latina junto ao IASB e estamos prestes a criar a jurisdição do XBRL no Brasil. No cenário internacional, o presidente afirmou que foram feitas parcerias com organismos contábeis como a AICPA (Estados Unidos), o ICAEW (Inglaterra), IASB e IFAC. O Brasil passou a ser mais respeitado internacionalmente na área contábil, comemora.

Na oportunidade, o presidente do CFC anunciou os três desafios para a gestão que se inicia: 1) A qualificação e capacitação dos mais de 500 mil profissionais registrados nos 27 CRCs, principalmente, em relação às Normas Internacionais de Contabilidade; 2) A consolidação da posição estratégica de liderança do CFC e sua referência no contexto da Contabilidade no Mundo; 3) A grande campanha para o ano de 2013, envolvendo todas as Entidades ligadas a Contabilidade, intitulada: O Ano da Contabilidade no Brasil que revelará de vez a importância da contabilidade, para as organizações e para a sociedade. Segundo Juarez serão realizadas ações de marketing sobre a importância da profissão no próximo ano.

Mesa de Honra

Compuseram a mesa de honra os presidentes Juarez Domingues Carneiro (CFC), Maria Clara Cavalcante Bugarim (Abracicon), José Martonio Alves Coelho (FBC), António Domingues de Azevedo (OTOC), o senador Paulo Bauer (representando o presidente do Senado Federal, José Sarney);o deputado federal Edinho Bez (representando o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia); o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; os deputados federais Espiridião Amim; Arnaldo Faria de Sá; Renato Ring; Celso Maldanez; Raimundo Gomes de Matos; Eros Biondini; Júlio César; a deputada federal, Iracema Portela; o deputado federal, Afonso Hamm; os deputados federal Lelo Coimbra e Manoel Júnior; a deputada estadual, Margareth Coelho; os presidentes da CNPL, Francisco Antônio Feijó; e do Ibracon, Eduardo Pocetti.

Leia, abaixo, a íntegra do discurso do presidente

MEUS SENHORES E MINHAS SENHORAS,

Novamente com o pensamento e o coração voltados para Deus, e ao meu amado Pai, JOSÉ CARLOS DOMINGUES CARNEIRO, que repousa no oriente eterno, peço a proteção divina para todos aqueles que fazem parte e se dedicam ao bem comum da laboriosa família de profissionais da contabilidade deste nosso imenso País.

Que o trabalho dos profissionais da Contabilidade seja sempre produtivo, abençoado, acolhido e respeitado pela Sociedade Brasileira.

Senhores e Senhoras.

Sou filho da Santa e Bela Catarina, e tenho muito orgulho de ter sido eleito e reeleito por unanimidade como presidente do CFC.

Durante vários anos, residi com minha família, em diversos municípios do meu Estado - Santa Catarina, acompanhando meu pai, que era Fiscal de Tributos Estadual, construindo neles muitos laços afetivos, até retornar em definitivo para Florianópolis, onde solidifiquei minha vida acadêmica e profissional.

Fui educado junto com meus quatro irmãos: Felipe, João Carlos e José Henrique e minha única irmã Karine: num clima de muito amor, carinho e respeito, pelo meu exemplar e saudoso Pai, e minha abençoada mãe, Dª. Lia.

Casei-me com a Claudia, minha grande companheira e amiga. Sempre paciente e compreensiva. Da nossa união e amor, nasceram os meus amados filhos Amanda e Gustavo, que estão aqui presentes.

Sei que os tenho castigado muito com as minhas constantes ausências, especialmente no primeiro mandato como Presidente do CFC, mas continuo a dedicar-me por inteiro, nos raros momentos em que estamos juntos.

Muito Obrigado por vocês estarem comigo.

Meu primeiro contato com a Contabilidade, por incentivo de meu Pai, foi no Curso de TÉCNICO EM CONTABILIDADE, realizado ao mesmo tempo com o Curso CIENTÍFICO.

Em seguida, ingressei e conclui os Cursos Superiores de CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO e DIREITO, onde tive a oportunidade de exercer profissionalmente cada um deles.

Acumulei experiências como empresário da contabilidade, consultor e professor, o que me levaram a integrar e participar ativamente dos órgãos de classe.

Exerci diversos cargos classistas, entre eles o de Presidente do Sindicato de Contabilistas de Florianópolis; Presidente, por dois mandatos, do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina; Presidente do CFC e Presidente do Grupo Latino Americano de Emissores de Normas Contábeis - GLENIF/GLASS.

Ciente da necessidade da qualificação e do aperfeiçoamento profissional, estou terminando o meu Doutorado, depois de ter concluído dois cursos de pós-graduação, e o Mestrado na Engenharia da Produção pela UFSC.

Em 2004, passei a integrar uma outra grande família: a Martinelli Auditores, onde sou Diretor, e conto com o apoio do meu Presidente, Nereu Martinelli e de todos os outros Diretores.

Essa rápida trajetória que levou-me à Presidência do CFC, no período 2010-2011, possibilitou-me cumprir o de forma exitosa um primeiro mandato, junto com meus valorosos Vice-Presidentes - Maria Clara, Sérgio Prado, Antonio Miguel, Silvia Mara, Lucilene Viana, Enori Spineli, Nelson Mitimasa e José Augusto Sobrinho, e com os meus abnegados Conselheiros, representantes de cada unidade da Federação, aos quais externo meu mais profundo agradecimento, em nome do meu suplente José Nilton Junckes.

Agradeço também ao apoio incondicional de todos os Conselhos Regionais, da Fenacon, da CNPL, Federações e Sindicatos, da FBC, da Abracicon, das Instituições que integram o CPC ( Ibracon, Fipecafi, Abrasca, Apimec e Bovespa), bem como a Receita Federal, STN, Susep, CVM e Banco Central).

Agradeço em nome do amigo Antonio Domingues Azevedo, Bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais em Contas de Portugal - OTOC, todos os organismos Internacionais parceiros e aos membros do Board do Glenif (Argentina, México, Uruguai, Venezuela e Chile) a minha gratidão por compreenderem o excesso de compromissos decorrentes do fato de Presidir duas Entidades ao mesmo tempo.

No meu discurso de posse em fevereiro de 2010 afirmei: Cheguei ao CFC com o orgulho de ser catarinense, com o sentimento de amor a minha terra, a minha gente, com a vontade de servir a minha categoria, e com o desejo de elevar o nome do profissional contábil ao patamar de respeito, e de reconhecimento pela sociedade, sendo indispensável ao crescimento de toda e qualquer organização seja pública ou privada.

Disse ainda: Farei tudo para jamais decepcioná-los.

Nestes dois anos conseguimos colocar a Contabilidade Brasileira, como referência no cenário internacional, passamos a presidir o Glenif ou Glass, que é a voz da América Latina junto ao IASB, no que se refere a emissão de normas contábeis e financeiras.

Estamos prestes a criar a jurisdição do XBRL no Brasil.

Estabelecemos parcerias estratégicas com Organismos Internacionais como: a AICPA (Estados Unidos), o ICAEW (Inglaterra), o IASB e um novo relacionamento com a IFAC.

O Brasil passou a ser mais respeitado internacionalmente na área contábil.

Em junho de 2010 tivemos a aprovação da Lei 12.249, sancionada pelo então Presidente Lula, e apadrinhada pelo amigo Nélson Machado. Foi, sem dúvida, um marco de modernização para a profissão, que concedeu ao CFC, dentre outros, a volta do Exame de Suficiência, para a obtenção do Registro Profissional; o poder de normatizar, a formação continuada, atribuindo, ainda, o poder de cassação de registro, em caso de falta grave.

Fortalecemos as parcerias nacionais, com diversas instituições.

Cumprimos nossa missão de Registrar, Fiscalizar e de oportunizar o desenvolvimento profissional da categoria.

Realizamos Encontros, Seminário e Eventos Memoráveis, como IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista, em Caldas Novas GO e o Luso-Brasileiro em Florianópolis SC, além do apoio à realização das Convenções Estaduais.

Terminamos o ano com as quase cinco mil inscrições do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade esgotadas, fatos que se confirmou no dia 7 de fevereiro, já tendo mais de mil em lista de espera.

Que categoria profissional consegue com antecedência de 7 meses ter encerrado as suas inscrições?

Isso sem contar, que algumas das atrações convidadas para o evento, sequer haviam sido divulgadas, pois dependiam de confirmação.

Hoje não dependem mais. Estão confirmados dentre outros Amaro Gomes, Nelson Carvalho, Fábio Moraes, Elizeu Martins, Dr. Nicolelis, Marcos Pontes, além da ex-senadora Marina Silva e do ex-presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton.

Nessa caminhada, ao término de 2011, tínhamos a certeza, de que os 5 pilares que nortearam nossas ações nos dois primeiros anos e os compromissos assumidos no discurso de posse, foram alcançados: As Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS e ISAS), As Normas Públicas de Contabilidade (IPSAS), A Formação Continuada, a Imagem do Profissional e o modelo de Gestão Participativa.

Mas também tivemos perdas: o nosso mestre e inesquecível Antonio Lopes de Sá; o carismático Grimaldi; o eterno amigo Osório Cavalcante, que nos contagiava com sua alegria e o saudoso Professor Chico, competente colaborador em diversas comissões do CFC.

Novos desafios nos esperam para um segundo mandato: 1) A qualificação e capacitação dos mais de 500 mil profissionais registrados nos 27 CRCs, principalmente, em relação às Normas Internacionais de Contabilidade; 2) A consolidação de nossa posição estratégica de liderança e referência no Contexto da Contabilidade no Mundo; 3) A grande campanha para o ano de 2013, envolvendo todas as Entidades ligadas a Contabilidade, intitulada: O Ano da Contabilidade no Brasil que revelará de vez a importância da contabilidade, para as organizações e para a sociedade.

Além destes desafios, temos outros tantos, delegados aos mais de 100 grupos e comissões de Trabalho do CFC, composto por profissionais que desenvolvem um trabalho especializado e gratuito, aos quais quero também externar o meu agradecimento, pedindo a permissão, para fazê-lo em nome de dois catarinenses: Marisa Luciana Schwabe de Morais e Jose Henrique Carneiro, Conselheiros do CRCSC.

Hoje somos a quinta profissão mais demandada no mundo e acredito que em mais uma década seremos a primeira.

Soma-se a assertiva o fato de que o Curso de Ciências Contábeis é o que teve o maior ingresso de mulheres nos últimos anos, elas que, sem maiores alardes, vem contribuindo com competência, organização, disciplina e profissionalismo, tornando nossa categoria muito mais forte.

Além disso, elas estão ocupando cada vez mais espaço político e classista.

Já tivemos a primeira mulher Presidente do CFC - a Maria Clara. Hoje contamos com 5 Mulheres presidentes em CRCs (ES,PR,AM,TO e RJ) e este número tende a crescer.

Agradeço aos nobres parlamentares no Congresso Nacional, principalmente os que nos prestigiam em expressivo número nesta noite e pelo apoio que sempre têm dispensado ao CFC em suas demandas.

Teremos muitas ainda e contamos com o apoio de vocês.

Quero igualmente, repartir este sublime momento com todos os que me ajudaram nesta caminhada.

Gostaria de citar a todos, mas vou fazê-lo em nome de duas pessoas, que representaram e representam a amizade, a lealdade, o respeito, a força coletiva e o comprometimento.

Meus grandes amigos José Martonio Alves Coelho e Maria Clara Cavalcante Bugarim. Peço Vênia, quero, neste momento tão importante citar um pensamento de Madre Teresa de Calcutá que diz as palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável. Muito obrigado pela confiança em mim depositada.

Agradeço também aos Profissionais da Contabilidade de todos os estados, aos quais tenho a honra, o orgulho e a alegria de representá-los novamente nos próximos anos.

Agradeço aos Funcionários e Colaboradores do CFC pelo trabalho e dedicação, em nome da Diretora Elys Tevania.

Agradeço ao grande número de catarinenses que me prestigiam, em especial os Conselheiros do CRCSC.

Seguirei em frente, em mais um mandato, com meus competentes membros do Conselho Diretor, Conselheiros e Funcionários, sob a proteção de Deus e o inestimável apoio dos Conselhos Regionais de Contabilidade e dos colegas de Classe do Brasil.

Continuaremos a ser uma Instituição atuante em seus valores, principalmente no que diz respeito aos princípios éticos e morais. Seremos sempre fator de proteção da sociedade, de forma a contribuir para a edificação de uma categoria mais forte e representativa, visando a construção de uma sociedade mais humana, fraterna, justa e perfeita.

Muito Obrigado!

 

Fonte: CFC


Data: 28/03/2012 às 09h12
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o crcse.org.br, você concorda com a Política de Privacidade e a Política de Cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.