A história da Contabilidade chega a Porto Alegre
A exposição itinerante Contabilidade - Um balanço da história, com peças do Museu da Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi aberta oficialmente, em Porto Alegre, na última sexta-feira, 23 de março. A exposição, que tem por objetivo mostrar a história evolutiva da profissão contábil, ficará aberta ao público até o dia 30 de abril, no saguão da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). A mostra tem como homenageado o contador Ivan Carlos Gatti.

Na cerimônia de inauguração, a diretora da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Ana Tércia Lopes Rodrigues, que, na ocasião, estava representando o presidente da FBC, José Martonio Alves Coelho, explicou que a ideia é mostrar a importância do momento histórico que o profissional contábil vive, a evolução e a origem da contabilidade. O professor Sérgio Luis Lessa de Gusmão, diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS, manifestou a sua satisfação em poder acolher a exposição na PUCRS, especialmente uma iniciativa inédita como esta.

Em seguida, o coordenador geral do gabinete de Programação Orçamentária da Prefeitura de Porto Alegre, Ilmo José Wilges, no ato representando o prefeito da capital, José Fortunati, salientou que a exposição servirá para que alguns profissionais possam relembrar a história da contabilidade e outros possam conhecê-la. Por fim, afirmou que nada melhor do que a exposição acontecer dentro de uma universidade, que, segundo ele, é o local onde as mudanças em todas as áreas acontecem.

Já o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Zulmir Breda, destacou a honra de receber a exposição e afirmou que a melhor maneira de evoluir é conhecer a origem e a história da profissão. Zulmir também fez referência a família do homenageado da noite, o contador Ivan Carlos Gatti, citando-o como um grande líder da classe contábil gaúcha e brasileira com seu espírito lutador e inovador.

Finalizando os discursos da noite, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, parabenizou o CRCRS pela exposição, agradeceu a PUCRS e avisou que a exposição terminará no Congresso Brasileiro em Belém do Pará, que acontecerá em agosto deste ano.

O evento contou também com as presenças do contador e auditor-geral do Estado do RS, Luiz Paulo de Freitas Pinto; vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Enory Luiz Spinelli; dos presidentes do Sescon/RS, Jaime Gründler Sobrinho; e da Federacon, Sérgio Diestmann; vice-presidentes, diretoria e delegados do CRCRS; representantes de entidades da classe contábil do RS; esposa, filhos e neto do contador Ivan Carlos Gatti, diretores e professores de faculdades de Ciências Contábeis do Estado, profissionais e estudantes da área contábil, entre outros.

Iara Gatti, esposa do contador Ivan Carlos Gatti, juntamente com Juarez Carneiro, presidente do CFC, e Zulmir Breda, presidente do CRCRS, cortaram a fita inaugural da exposição.

A exposição permanece na Biblioteca Central da PUC/RS até 30 de abril e está aberta a visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30, e aos sábados, das 8h às 17h.

Data: 28/03/2012 às 09h05