CRC e OAB lançam Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, participa do lançamento do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral organizado pela OAB/SE com a parceria da Igreja Católica, através do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Conal -, entre outras entidades. O evento acontece a partir das 15h desta quarta-feira,  dia 11, no auditório da OAB/SE, em sua antiga sede, localizado à Travessa Martinho Garcez, 71, no Centro de Aracaju.

Ophir Cavalcante presidente do Conselho Federal da OAB, também estará presente à solenidade. E ele destaca a importância do engajamento de toda a sociedade. “E minha presença em Sergipe não será apenas para trocar ideias, mas, sobretudo, participar de ações efetivas, especialmente, através desta iniciativa de combate à corrupção eleitoral”, ressaltou.

MOBILIZAÇÃO
Muitas entidades já estão se mobilizando em apoio à iniciativa da OAB/SE e do CRCs de todo o país no combate à Corrupção Eleitoral. O Conselho Regional de Contabilidade se somou oficialmente ao Movimento na quinta-feira da semana passada.

“É uma iniciativa que visa a transparência e a legalidade”, enalteceu o presidente do CRC, Aécio Prado Dantas Júnior. “Faremos um trabalho pedagógico, que busca conscientizar a sociedade, com o propósito, inclusive, de informar a todos sobre alguns aspectos essenciais que devem nortear a elaboração das contas dos candidatos”, explica o presidente do CRC.

Na última sexta-feira, 6, o presidente do CRC, Aécio Prado Dantas Júnior, o presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, e o vice-presidente do Conal, Ricardo Lima, fizeram uma verdadeira maratona visitando oficialmente dirigentes de outras instituições, conseguindo ampliar a adesão ao combate à corrupção eleitoral.

A primeira visita aconteceu ao Ministério Público Federal, onde a equipe foi recepcionada pelo procurador-chefe Eduardo Pelella, pelo procurador-eleitoral Ruy Nestor Bastos de Melo, e pelos procuradores Paulo Guedes e Gilson Gama. “Trata-se de uma visita importante para formarmos uma parceria no combate à corrupção eleitoral. Este movimento mostra a necessidade da sociedade estar unida para buscar a implementação da Lei Ficha Limpa, para evitar que pessoas com ficha suja realmente se candidatem”, destaca Ruy Nestor.

O superintendente da Polícia Federal, José Grivaldo de Andrade, também deu demonstração de apoio à iniciativa da OAB/SE. No Departamento da PF, Carlos Augusto, Aécio Prado e Ricardo Lima foram recepcionados também pelos delegados Sidney Oliveira Atis – que estará  no exercício da Superintendência da PF a partir de segunda-feira - Daniel Horta Alves, corregedor, e Marcos Soares Custódio, delegado regional de combate ao crime organizado da Polícia Federal.

“Aqui trabalhamos também com ações preventivas, nos somamos a estas entidades para fortalecer o movimento de combate à corrupção eleitoral”, enfatizou o superintendente Grivaldo de Andrade, que já designou Sidney Atis para representar a PF no lançamento do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral na OAB/SE.

No Tribunal de Contas do Estado, o promotor de justiça especial que atua junto ao TCE, João Augusto dos Anjos Bandeira de Melo, considerou relevante a iniciativa da OAB/SE e a mobilização das demais entidades engajadas no Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. “Estaremos irmanados com o intuito de que o pleito eleitoral cumpra cada vez mais o seu objetivo: fazer com que os eleitores escolham os melhores mandatários para que os anseios da sociedade sejam alcançados”, ressaltou Bandeira de Melo.

No Ministério Público Estadual, a procuradora-geral de Justiça, Maria Cristina Foz Mendonça, também elogia a manifestação da OAB/SE e de seus parceiros neste movimento. “É uma iniciativa cidadã, que vem fortalecer e complementar o projeto que resultou na Lei Ficha Limpa, algo que o povo quer”, ressaltou a procuradora-geral de Justiça. “O povo reivindica lisura e transparência nas eleições de forma que os eleitores possam escolher representantes com passado limpo. Não queremos ser representados por pessoas com passado condenável”, considerou.

O presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe – Amase -, Paulo Cezar Cavalcante Macedo, a exemplo dos demais, agradeceu o convite formalizado pelos representantes das três instituições que puxam o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral no Estado de Sergipe, classificando o gesto como um propósito nobre.

“É algo que está diretamente relacionado à democracia e quando se trata de defendê-la, trata-se da defesa do próprio povo. Estas entidades, unidas, podem prestar bons serviços, lutando para que o povo possa ter bons representantes”, enalteceu o presidente da Amase.

As visitas realizadas foram de grande importância para ampliar o rol de ações que o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral pretende adotar a partir de hoje, dia 11 de agosto. “Nos somaremos para dar efetividade às leis  e a moralidade pública, sempre na defesa dos interesses difusos e coletivos”, enalteceu o presidente da OAB/SE.

Data: 11/08/2010 às 07h56