CRC/SE faz doação ao Centro Social Raio de Sol

Caridade. Esta palavra não consta no Regimento Interno do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE, mas independentemente disto, ela é praticada com frequência pelos integrantes do órgão.

A prova ocorreu, mais uma vez, na tarde de hoje, sexta-feira, dia 16 de março, quando o presidente do Conselho, Aécio Prado Dantas Júnior, acompanhado da vice-presidente, Salete Barreto, da diretora executiva Ederilda Pereira e da assessora jurídica Layana Campos, entregaram dois caminhões baú repletos de móveis ao Centro Social Raio do Sol, mas conhecido como Rosa Azul.

Todo o material doado pertencia à antiga sede do Conselho, leiloada no último dia 2, e passou por todo o trâmite legal antes de ser repassado à instituição. “Primeiro fizemos a listagem e levamos à plenária em Aracaju, para que fosse decidida a melhor destinação. Das duas sugestões (venda ou alienação), ficou decidido que os móveis seriam vendidos”, detalha Layna Campos, assessora jurídica do CRC/SE.

Mas, devido o valor irrisório que os móveis foram avaliados, o Conselho achou melhor doar para uma instituição. “Então, encaminhado ao Conselho Federal para aprovação. Depois, escolhemos a instituição, que estava dentro do registro no Ministério do Desenvolvimento Social e é reconhecida como de utilidade pública tanto na esfera federal quanto estadual”, explica Layana.

Portanto, está aí o motivo pela qual a Raio de Sol foi escolhida. A instituição, situada no Bairro Santa Maria, em Aracaju, cuida de 45 crianças, jovens e adultos com necessidades especiais. Ela recebeu dezenas de cadeiras de auditório acolchoadas, ar-condicionado de 60 mil BTUs, birôs, armários de arquivo e muitos outros itens.

“Essa doação é uma benção de Deus. Só de o Conselho lembrar que precisamos de ajuda, é um presente divino. Os móveis serão de muita utilidade para a nossa instituição”, agradece Hosana Maria Oliveira. Ela é presidente da entidade desde 1980, um ano após a instituição ter sido fundada pela americana Carolyn Estella Chase Freire de Carvalho.

Atualmente, a Rosa Azul conta com uma estrutura composta por refeitório, sala de fisioterapia, centro infantil – para crianças com autismo brando -, setor financeiro e de Recursos Humanos, área de plantação, galpão para prática de artes, cozinha, sala de informática, sala de convivências e outras pequenas estrutura.

Mas o maior patrimônio da Raio de Sol é mesmo as crianças e os jovens atendidos. “Eles são uma parte de mim. Não tem coisa melhor do que cuidar de alguém que está precisando”, confessa dona Hosana, sem conter às lágrimas.

Isso porque a instituição vive de doações e recebe qualquer tipo de benefício. Para contribuir com algo, basta entrar em contato pelos números 3248-0011 e 3248-1563.

Data: 16/03/2012 às 06h49