Classe contábil marca presença em fórum promovido pela Sefaz

Cerca de 90% do público presente no Fórum Fisco e Contribuinte eram de contabilistas. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe – Sefaz/SE – na tarde de hoje, quinta-feira, dia 15 de março, também reuniu empresários, comerciantes e representantes da área de tecnologia da Informação – TI.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE – Aécio Prado Dantas Júnior, representou a categoria na composição da mesa de trabalhos, juntamente com ele, estiveram Benedito de Figueiredo, secretário de Estado da Justiça e do Direito do Consumidor, João Andrade Vieira da Silva, secretário da Sefaz/SE e Alexandre Porto, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe – Acese.

Além de Geraldo Viana, diretor da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe – FCDL e o vice-presidente da Associação Brasileira de Tecnologia da Informação, Antônio Henrique dos Santos .

Na ocasião, Aécio Júnior disse que é de extrema importância esta união da Sefaz com o CRC/SE e com as empresas que trabalham com software. “Isso miniminiza as dificuldades que existem de todos os lados”, opinou.

Aécio também ressaltou a presença da vice-presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis de Sergipe - Sescap/SE – Susana Souza Santos Nascimento.

Além de Aécio Júnior, estiveram presentes no Fórum a vice-presidente do CRC/SE Maria Salete Barreto e a conselheira Ângela Andrade Dantas Mendonça.

SEMINÁRIO

Antes que a primeira palestrante, Sandra Alves, começasse a sua ministração, João Andrade Vieira da Silva, secretário da Sefaz, ressaltou que a Nota Fiscal da Gente não tem apenas o propósito arrecadatório, uma vez que ela possibilita a concorrência leal.

E mais: João Andrade falou que a Nota da Gente é apenas um embrião de tudo o que estar por vir. “O Cupom Fiscal Eletrônico já está sendo implantado em todo o país e em breve será aqui. Não tem como escapar. Todos os lojistas têm que se adequar”, enfatizou.

Ou seja, o seminário deixou claro para o público presente que, mais cedo ou mais tarde, toda e qualquer venda direta ao consumidor sergipano estará vinculada á softwares de TI. “A informatização dos escritórios de contabilidade também é fundamental. Sabemos das dificuldades, mas sem adequação ficará mais complicado”, lembrou João Andrade.

O secretário da Fazenda disse ainda que juntos, todos caminharão rumo ao processo de evolução e modernização do fisco e da classe empresarial. E é este foi um dos principais objetivos do Fórum Fisco e Contribuinte: esclarecer dúvidas e promover a interação do Fisco estadual com os empresários das mais variadas atividades comerciais de Sergipe, juntamente com a classe contábil.

O FÓRUM

Ainda na solenidade, os representantes da Sefaz informaram que este é apenas o primeiro Fórum promovido pela Secretaria. Nestes, os temas debatidos foram: “O que é Nota da Gente?”, “Funcionamento do Sistema Nota da Gente e da Portaria da Sefaz nº 365/2010” e “A visão das entidades de classe sobre a Nota da Gente”.

Data: 15/03/2012 às 09h56