CRC/SE participa de nova reunião na Sefaz

No último dia 5 de março, a comissão do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, juntamente com a equipe do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Sergipe  - Sescap/SE, reuniu-se com membros da Secretaria da Fazenda – Sefaz/SE, para tratar de diversos assuntos de interesse da classe contábil.

Entre eles, a regularização na transmissão das DIC’s. Sobre isso, ficou decidido que a Sefaz irá notificar os contribuintes cujas as DIC’s estão sendo transmitidas sem movimento e fora do prazo. Ainda na ocasião, o CRC/SE solicitou a prorrogação do prazo para entrega do mapa e do pagamento da 1ª parcela do ICMS sobre o estoque das empresas tributadas pelo Simples.

Outra demanda levada pelo CRC/SE foi referente a necessidade de sse fazer uma análise mais profunda desse Decreto referente a tributação do ICMS, uma vez que as empresas tributadas pelo Simples já pagaram o complemento de alíquota na aquisição da mercadoria. “Entendemos que nada mais é devido ao Fisco sobre o referido estoque. Eles ficaram de fazer um estudo sobre nossa colocação e posteriormente nos dará uma resposta”, afirmou Salete Barreto, vice-presidente do CRC/SE.

Os mapas de ICMS antecipado também estavam na pauta. Isso porque, a Exatoria externou o interesse de não mais fazer o tratamento da nota. Isso acontece porque muitos escritórios não estão fazendo a alteração do documento utilizando a listagem disponibilizada pela Sefaz, levando, assim, tudo para ser feito na Exatoria. “Isso não mais será permitido. Apenas será feito por eles os casos que não puderam ser feitos no escritório, como inclusão de nota pela Sefaz após o fechamento do Mapa”, esclareceu Salete Barreto.

No próximo dia 16 de março, acontece uma nova reunião. E se você tem dúvidas ou sugestões, é só encaminhar ao CRC/SE. O objetivo do Conselho é melhorar cada vez mais a relação da classe contábil com o Fisco.

Data: 12/03/2012 às 09h56