CRC/SE, Sescap e Sefaz realizam mais uma reunião

Representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa do Estado de Sergipe – Sescap/SE e da Secretaria da Fazenda de Sergipe – Sefaz/SE se reuniram no último dia 2 de fevereiro para dar continuidade ao ciclo de encontros anuais.

Aliás, os frutos dessas reuniões já estão sendo colhidos. “Nossas reivindicações aos poucos estão sendo atendidas, estreitando, assim, os laços com a Sefaz e com os contribuintes”, afirmou Maria Salete Barreto, vice-presidente Administrativa do CRC/SE.

Entre os assuntos abordados no encontro, estavam o tratamento fiscal em relação aos serviços gráficos e a permanente falha na transmissão da DIC. “Se utilizarmos o tipo correto de documento para os conhecimentos de frete eletrônicos, a Sefaz irá notificar as empresas por omissão da DIC”, esclareceu Lana Veiga.

A Nota da Gente também foi pauta da reunião. Na ocasião, ficou decidido que a Sefaz colocará no site a relação de empresasobrigadas ao envio do arquivo do programa Nota da Gente. O que já foi feito.

Sobre o SPED Fiscal, outro tema discutido na ocasião, ficou decidido que a Portaria 73/2012 será publicada no D.O.E. a respeito de prazos para entrega do documento. Com relação ao ICMS, o prazo estipulado para parcelamento foi dia 30 de abril de 2012.

Ainda na reunião ficou decidido que será divulgado no site da Secretaria da Fazenda  a relação de empresas obrigadas a utilização do ECF. Além disso, a Portaria 736/2011 também foi abordada. Ela trata sobre ST de material de Construção, onde o Anexo I está sendo melhorado na medida em que mais linhas e colunas serão acrescentadas para que seja possível colocar mais especificações das mercadorias, de acordo NCM .

A próxima reunião do grupo será no dia 5 de março. O CRC/SE informa que os contabilistas sergipanos podem enviar pendências e sugestões para o melhoramento do trabalho e a relação com o Fisco Estadual.

Data: 27/02/2012 às 08h55