Programa incentiva economia da cultura em Maringá (PR)

No interior do Paraná, a cidade de Maringá conseguiu elevar a quantia captada para projetos aprovados pela Lei Rouanet de R$ 539.852, em 2009, para R$ 2.313.029, em 2011. Entre os motivos do grande crescimento está o Captarte (Programa de Captação de Recursos para Projetos Culturais), parceria entre o Instituto Museu Memória e Vida (IMMV) e o Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil).

Por meio do programa, empresas, proponentes de projetos culturais e escritórios contábeis compõem uma rede voltada para o incentivo e o financiamento da economia da cultura na região metropolitana de Maringá.

O Captarte promove minicursos e palestras tanto para os agentes culturais quanto para os contabilistas e oferece apoio técnico às empresas. E é voltado para empresas que poderão investir valores em torno de R$ 800 reais por ano, apostando na responsabilidade social em detrimento do marketing cultural. “Essa lógica não nos interessa, pois não temos muitas grandes empresas”, afirma Marcelo Seixas, consultor do IMMV e um dos coordenadores do programa.

Além disso, o Captarte recebe propostas de projetos culturais de produtores de outros estados, que são avaliadas por comissão composta por representantes de toda a sociedade civil local. Dessa forma, o programa permite que projetos nacionais, que não chegariam até Maringá por falta de recursos, possam ser realizados na cidade. É o caso, por exemplo, do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que ocorre em 10 cidades do país e cuja realização em Maringá está sendo negociada.

Clique aqui para ler a matéria completa.

Fonte: Secult

Data: 15/02/2012 às 02h40