EIRELI pode aumentar formalização

Uma das intenções do governo com a aprovação da Lei 12.441, que permite a constituição de uma empresa apenas com um sócio, é a redução do índice de informalidade no País.

Para o presidente do SESCON-SP, José Maria Chapina Alcazar, a nova regra é positiva. Além de simplificar o processo de abertura de uma empresa, ainda incentiva a transparência, já que inibe a criação dos chamados ‘laranjas no momento da constituição da organização, explica o líder setorial.

A Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) exige capital não inferior a cem vezes o valor do maior salário-mínimo vigente no País, o que em 2012 gira em torno de R$ 62 mil. A nova pessoa jurídica também protege o patrimônio do empreendedor a partir do valor do capital da empresa.

Fonte: Assessoria de Imprensa SESCON-SP

Data: 10/02/2012 às 08h02