CRC/SE e Sescap/SE buscam melhoria de atendimento junto à Receita Federal

Na manhã de ontem, quinta-feira, 2 de fevereiro, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe –CRC/SE – Aécio Prado Dantas Júnior, juntamente com a vice-presidente Maria Salete Barreto Leite, com o vice-presidente de fiscalização, Jorge Luiz dos Santos, com a conselheira Ângela Dantas, com Jeferson do Carmo, da delegacia do CRC/SE em Estância, que estavam acompanhados também de Gleide Selma Santos, representando o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Sergipe  - Sescap/SE -, reuniu-se mais uma vez com o delegado da Receita Federal  do Brasil em Sergipe – RFB/SE -, Fábio Menezes Souza e Silva, para tratar de assuntos de interesses da categoria.

Dentre as pautas do encontro, estava a necessidade de um atendimento mais ágil por parte da RFB/SE, principalmente com relação as demandas dos profissionais de contabilidade. Jorge Luiz iniciou citando a demora para agendamento de procedimentos simples, como a entrega do Documento Básico de Entrada – DBE.

“O protocolo poderia ser simplesmente entregue para agilizar o processo. Ultimamente tem sido cerca de 15 dias para agendar apenas a entrega. E foi por causa dessa demora que muitas empresas perderam o prazo do Simples, agora em janeiro”, exemplificou Jorge Luiz.

Diante desta necessidade, Aécio Júnior sugeriu que, se fosse possível, a RFB/SE disponibilizasse um tratamento diferenciado por se tratar de um problema rápido de ser resolvido. “Além disso, o contador é um parceiro do Fisco”, acrescentou o presidente do CRC/SE, Aécio Júnior.

Com relação a este tratamento personalizado, Fábio Menezes afirmou não ser possível realizá-lo. “Entendo que estaríamos dando um tratamento diferenciado a um contribuinte, em detrimento de outro. O que eu enxergo para os contadores é a grande vantagem do serviço on-line”, ressaltou Fábio Menezes Souza e Silva.

Mesmo assim, Fábio se comprometeu em pedir ao setor responsável que reveja a grade de agendamento do DBE. E, de antemão, disse que assim que o espaço da RFB/SE for ampliado, já existem planos, por exemplo, de instalação de máquinas de atendimento automático (totens ), para que o contribuinte resolva atendimentos mais simples.

CAPACITAÇÃO

Outra demanda levada pelos representantes do CRC/SE e do Sescap/SE foi a necessidade de capacitação, por parte da Receita, dos profissionais da área contábil. Segundo Fábio Menezes, isto já está sendo planejado, para que seja feito, inclusive, em cidades do interior do Estado. “Por mais que se capacite, temos dificuldades com determinados pontos, como SPED”, lembrou a contabilista e professora universitária, Ângela Dantas.

Diante da aprovação do delegado da Receita em atender a solicitação, o presidente do CRC/SE, Aécio Júnior, se prontificou em preparar uma relação com os temas mais relevantes e encaminhar à RFB/SE. Oficializados os temas, o próximo passo será disponibilizar pessoal e agendar as datas.

DIRF

Outro assunto discutido na reunião foi os problemas decorrentes da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte DIRF -, relativos à ações trabalhistas. Salete Barreto lembrou que tem vários clientes que caíram na malha fina e que estão com problemas na Receita Federal. “Considera o rendimento, mas não a retenção”, concluiu Salete.

Sobre este tema, o delegado da RFB, Fábio Menezes, pediu que os conselheiros levem documentação de casos concretos para que ele possa analisar e descobrir o foco do problema. “O que queremos é nos unir à Receita”, ressaltou Aécio Júnior.

No encerramento, Fábio Menezes, que estava acompanhado do assistente Júlio César Andrade, mostrou-se solícito às demandas dos contabilistas e informou que pretende, ainda, levar cursos de capacitação aos estudantes universitários tanto da área Contábil , quanto de Direito .

Diante disso e com a visão apurada de que os estudantes devem receber a maior quantidade de informação possível para encarar o mercado de trabalho, Aécio Júnior se disponibilizou a colocar os coordenadores dos cursos de contábeis em contato com a Receita para agilizar esta parceria. “Será um trabalho fantástico”, comemorou o presidente do CRC/SE, Aécio Júnior, que saiu bastante satisfeito com o saldo da reunião.

Data: 03/02/2012 às 03h19