Sefaz realiza encontro com contadores para orientações sobre o sistema Nota da Gente

Dúvidas e questionamentos sobre o sistema de transmissão de informações das obrigações acessórias relacionadas ao Programa Nota da Gente foram o tema debatido na manhã desta quarta-feira, dia 25, pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) com profissionais contadores que atuam em Sergipe prestando assessoria contábil a empresas do comércio varejista.

A reunião teve como foco, além de passar orientações, buscou aproximar a secretaria dos profissionais influenciados pelas adequações previstas pela Portaria 365/2011, que estabelece obrigações sobre novos procedimentos de recepção, guarda e transmissão de arquivos de movimentação comercial.

Após uma palestra sobre o conceito do Nota da Gente e seu funcionamento, os profissionais presentes - contadores, em sua maioria - esclareceram dúvidas e debateram sobre as adequações realizadas pelos estabelecimentos comerciais.

Assim como tem sido explicado que o programa estabelece um estímulo à cidadania, sob a ótica de profissionais contadores e empresas desenvolvedoras de softwares o Nota da Gente se transforma em uma oportunidade de expansão do campo de trabalho, em função da necessidade da profissionalização dos processos de controle comercial e fiscal das empresas.

Fonte: ASN

Data: 25/01/2012 às 12h43