Na prática, uma empresa ou um grupo não podem abrir uma Eireli para expandir suas atividades -apenas o empresário, como pessoa física.
A decisão, segundo Romulo Rocha, coordenador-geral do DNRC, reflete o entendimento prevalente no meio jurídico e entre procuradores das juntas comerciais.
Alguns pontos ainda estão em debate. O Supremo Tribunal Federal deve analisar tópicos como o valor do capital social exigido (R$ 62,2 mil) e sua indexação ao salário mínimo (leia mais na página 2).
Com as indefinições, advogados e contadores aconselharam clientes a esperar a maturação do modelo. O advogado Rodrigo de Camargo foi um deles. Só valerá a pena apostar na lei quando ela for definida.
AMADURECIMENTO
Esse também é o posicionamento do tributarista Miguel Silva. Jogaram um balde de água fria vetando o que havia sido aprovado, diz ele, sobre a proibição de pessoa jurídica abrir Eireli.
Disposto a dar fim a uma sociedade de três anos em empresa de construção civil devido a desentendimentos com o sócio, Nilton Neres, 38, orientado por seu contador, decidiu esperar ao menos uma semana para migrar para a Eireli. Quero continuar meu trabalho sem pedir favor [para abrir sociedade] a ninguém.
Fonte: LegisWeb