Nos dias 24 e 25 de novembro foi realizado o 13º Fórum Sergipano de Contabilidade, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC). O evento reuniu contadores, técnicos em contabilidade, estudantes e representantes de várias entidades governamentais e de outros Conselhos Regionais de Contabilidade do país. Em sua 13º edição, o Fórum foi uma oportunidade para troca de conhecimentos e experiências entre estudantes e profissionais renomados da contabilidade estadual e nacional. Debates e discussões acerca de vários temas foram colocados em questão para o público sergipano.
Realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC-SE) com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o patrocínio do BANESE, ALTERDATA, MASTERMAQ, CAIXA, SEBRAE, EDITORA ATLAS, FECOMERCIO e SESCAP o evento reuniu temas e assuntos que trataram da realidade e desafios do profissional de contabilidade no país.
A abertura do evento
Durante a solenidade de abertura, na noite do dia 24 de novembro, o presidente do Conselho Regional de Sergipe (CRC-SE), contador Aécio Prado Dantas Júnior, saudou os presentes e falou sobre a importância de ações como esta para o segmento profissional do Estado e que traz uma vasta programação envolvendo assuntos relevantes e atuais relacionados ao momento em que passa a ciência contábil. “Perspectivas, desafios e oportunidades da profissão contábil, formação acadêmica, exame de suficiência, contabilidade gerencial, normas internacionais, normas de contabilidade aplicadas ao setor público, são alguns dos importantes assuntos tratados nesse 13º Fórum”, pontuou o presidente.
Este ano, o Fórum teve como tema – ‘Contabilidade atual: evolução profissional’ e atraiu a atenção de muitos profissionais e acadêmicos, a exemplo do estudante do 8º período do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Robert Fred Gomes. “É muito importante para nós estudantes participar de ações como esta e poder ter essa visão fora da sala de aula. O CRC está de parabéns, eventos como este fortalecem a nossa experiência acadêmica e melhora nossa visão em relação ao profissional de contabilidade”, argumenta o estudante.
A representante e vice-presidente administrativa do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Sílvia Mara Cavalcante, parabenizou o CRC-SE e disse ter ficado satisfeita com a programação, pois, a mesma serve para atualizar os profissionais quanto à educação continuada e qualificação profissional. “Esse tipo de evento reascende nossa memória em relação a vários assuntos sobre a carreira profissional contábil e que são de extrema importância para o nosso desenvolvimento e capacidade profissional. O Conselho Federal apóia este evento que faz parte de um processo de educação continuada e de qualificação profissional, hoje, exigência do mercado”, disse a vice-presidente.
Durante a abertura os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestra do Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo (SESCON/SP), José Maria Chapina Alcazar, que ministrou sobre o tema “O Contador do futuro”. Segundo o presidente do SESCON a importância de se discutir o comportamento do futuro profissional fomenta assuntos importantes para a carreira contábil, como transparência, o combate a corrupção e debates sobre as mudanças no código de leis e obrigações da receita federal. “Uma profissão muito nobre e digna, onde as nossas lideranças estão muito preocupadas com as mudanças, sejam elas de cunho ético ou moral e todas aquelas que interferem efetivamente nas técnicas da nossa profissão”, observa José Chapina.
O presidente do Conselho Regional do Mato Grosso do Sul (CRC-MS), Carlos Rubens de Oliveira, parabenizou o Conselho sergipano pela organização do evento. “A dificuldade em se fazer um evento como este e trazer os profissionais para cá é bastante árdua e quando a gente vê uma organização como esta, a programação e temática do evento, percebemos o tão importante para classe, como também para a sociedade. Parabéns ao presidente Aécio Júnior e a todos os profissionais e estudantes que participam”, enfatiza Carlos Rubens.
O segundo dia
No segundo dia, prosseguiu com grandes debates em busca do aprimoramento dos profissionais da contabilidade. “Criamos uma programação bem mesclada, com propostas de palestras que interessam aos estudantes, profissionais do setor público e privado”, confirma o presidente do CRC, Aécio Prado Dantas Junior.
“Fiquei muito satisfeito, desde a palestra de abertura com o José Maria Chapina, que mostrou desafios, perspectivas e avanços da nossa profissão.” Disse ainda: “Tivemos grande nomes da contabilidade ministrando as palestras, destaco, entre eles, o de Paulo Henrique Feijó, que é, atualmente, uma das maiores autoridades na contabilidade pública no Brasil”.
A conselheira do CFC, Ana Tércia Lopes, sublimou o fórum como uma forma de renovação de conhecimentos. “Um evento como este tem toda característica de oportunizar atualização. Venho falar sobre educação continuada, que visa possibilitar aos profissionais uma atualização dos seus conhecimentos, se integrando e dividindo experiências”. A conselheira do CFC parabenizou ao Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe pela iniciativa, principalmente no contexto atual em que a contabilidade passa por mudanças profundas.
Entre os profissionais que participaram do evento esteve o presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis, Jodoval Luiz dos Santos. “Evento como este é de fundamental importância, até porque o programa de educação continuada é obrigatório para os auditores, como também é necessário que todos os profissionais busquem novas experiências e conhecimentos. Tudo isso é uma maneira de aprendermos mais e praticarmos corretamente a nossa profissão”, ressaltou o imortal.
No debate sobre a contabilidade da área pública participaram representantes do Tribunal de Contas, da Secretaria de Estado da Fazenda, Controladoria Geral do Estado, com a presença do próprio Controlador Geral, Adinelson Silva. Sobre a discussão desse tema, o presidente do CRC-MS, Carlos Rubens de Oliveira, reforçou: “Ainda não tínhamos tido um debate como esse no Brasil. O CRC Sergipe está de parabéns”, ressaltou Carlos.
Assim como os temas diretamente ligados aos aspectos técnicos da contabilidade, foi discutida sobre a Lei Rouanet (lei de incentivo a cultura), numa palestra proferida pela secretária de Estado da cultura, Eloisa Galdino. A secretária agradeceu ao presidente do CRC pela oportunidade de participar do fórum, relatou sobre a Lei Rouanet e solicitou o apoio dos contabilistas para a disseminação da lei junto ao empresariado que são seus clientes e explicou os benefícios para quem incentivar a cultura através da lei.
Ao final do evento o presidente do CCR-SE se mostrou satisfeito com a realização do fórum. “Além de fiscalizar e registrar, o CRC tem uma obrigação legal que é de promover a educação continuada e na medida em que realizamos um evento como este e vemos uma grande quantidade de pessoas participando e elogiando a organização: os temas das palestras escolhidas e os palestrantes nos fizeram sentir a sensação do dever cumprido” destaca Aécio Prado.
“O evento permite que todos juntos possamos refletir acerca da nossa postura para os novos desafios, sem perder de vista a ética, elemento fundamental para erradicar distúrbios reinantes nos contrastes sociais, confirmou a vice-presidente de desenvolvimento profissional, Lana Glícia Veiga.
O Fórum foi encerrado com alguns sorteios, entre eles um Ipad e a palestra motivacional com Dalmir Sant’Ana, conhecido nacionalmente. Com sua técnica motivacional. Ele teceu sobre a competência e habilidades do profissional da contabilidade, mesclando bom humor, mensagens e mágicas.