Presidente do CRC participa da abertura do Encontro de Estudantes da UFS

“A relevância da contabilidade no gerenciamento de custos e na auditoria do setor público”, é o tema do III Encontro de Estudantes de Contabilidade da Universidade Federal de Sergipe-UFS, que acontece no período de 16 a 18 de novembro. A abertura do evento ocorreu na noite de quarta-feira, 16, com a palestra “O Exame de Suficiência, cenário e desafios da profissão contábil”, que foi proferida pelo presidente do CRC-SE, Contador Aécio Prado Dantas Júnior.

O presidente discorreu aos estudantes sobre a nova fase da profissão, refletindo sobre os novos desafios dentro da era digital e das normas internacionais de contabilidade. “Os profissionais que não avançarem, estão fadados ao insucesso”, expôs Aécio Prado.

Sobre o exame de suficiência, Aécio Júnior esclareceu aos estudantes sobre a obrigatoriedade da realização do exame para inscrição no CRC e alertou aos futuros contabilistas no sentido de que estes procurem se preparar no decorrer do curso. No último ano do curso de graduação os estudantes já poderão participar do exame. Aécio destacou ainda que o CRC tem priorizado participar dos eventos acadêmicos como forma de aproximar a entidade dos futuros profissionais.

O Encontro continuou com várias palestras, entre elas a do Professor Adriano Leal Bruni, da UFBA, que tratou sobre Gestão de Custos, mostrando as interfaces da estratégia do marketing e gestão de negócios.

“Em um encontro como este, nós estudantes, conseguimos ver a realidade da nossa profissão, ampliando os horizontes da sala de aula. Isso se torna de forma mais evidente com a participação do CRC, que é o órgão que representa os profissionais da contabilidade,”, foi o que relatou o estudante do 7º período, Antônio Manoel.

Salmo Elias, estudante do 7º período, nota que “a participação do CRC no encontro serve como canal para estreitar os caminhos entre os estudantes e a profissão contábil, preparando-nos para o ingresso no mercado de trabalho”. “O CRC é o elo dos estudantes com a profissão e está ajudando os estudantes enxergar melhor a prática da profissão no dia-a-dia.”, ratificou Allisson Michel dos Santos, 10º período.

“A parceria com o CRC foi fundamental em busca de aprimoramento, tanto para professores como para os estudantes, pois precisamos sempre estar buscando renovar os nossos conhecimentos” afirma a professora Sonia Delmondes.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFS, professor Edson Souza de Jesus, lembrou que não só o curso da UFS, como de todas as faculdades de ciências contábeis tem recebido o apoio do CRC, o que, para ele, “o trabalho do conselho tem sido excelente, principalmente no papel de aproximar a classe contábil”.

“Os alunos estão de parabéns por terem promovido este encontro e nós, como profissionais, temos que apoiá-los e incentivá-los, pois o currículo acadêmico exige essa participação. Um evento como este só tem a acrescentar a todos que participam”, enaltece Maria Salete, Vice-Presidente Administrativa do CRC-SE.

Data: 17/11/2011 às 11h16