CRC e SESCAP fazem reivindicações a SEFAZ

Representantes do CRC-SE, SESCAP-SE e SEFAZ-SE se reuniram em 10 de novembro, dando continuidade ao ciclo de reuniões solicitadas por estas entidades. Os encontros servem para discussão de assuntos de interesse da classe contábil e para  desenvolver medidas que viabilizem um melhor atendimento. Levando-se em conta as reivindicações dos contabilistas e contribuintes, aos poucos as reivindicações estão sendo atendidas e estreitando os laços com a SEFAZ-SE.

Segundo a vice – presidente administrativa, contadora Maria Salete, por meio desses encontros foi solicitado e atendido à prorrogação da data para alteração de notas no mapa de antecipação. O mapa fica aberto até o dia 19 de cada mês, evitando assim ter que alterar no CEAC. Também, a prorrogação da DIC para o dia 14, atendida  conforme portaria da Sefaz n.º 617/201,  de 04 de outubro, publicada no d.o.e. nº 26.339  de 14.10.11.

“Com essa prorrogação começarão a cobrar multa pelo atraso na entrega, por isso é importante ficarmos atentos ao prazo assim que sair o decreto com a alteração da data de entregue. Ficou acordado que antes de começarem a cobrar multa será dado um curso sobre DIC em parceria com o CRCSE e SESCAPSE, para que todos tirem usas dúvidas, evitando também a transmissão da DIC sem movimento para posterior correção”, afirmou Maria Salete.

Outra reivindicação que ainda não foi acatada, mas já estão trabalhando nesse ponto é a criação de uma procuração eletrônica nos moldes da existente na Receita, onde o contribuinte marcará todos os itens que ele achar conveniente. A empresa de contabilidade ou o escritório que prestar serviços poderá ter acesso da sua empresa. “Pois não é justo com os profissionais de contabilidade ter que trabalhar com a senha do contribuinte, atraindo para si mais uma responsabilidade perigosa e desnecessária”, declarou Salete.

Outro item importante é a liberação no site da SEFAZ-SE para consultas às notas recebidas do contribuinte que passaram na barreira, como também as notas de entradas, emitidas eletronicamente até o último dia do mês, que poderão ser  consultadas em lotes de 03 meses, isso facilita para que os profissionais da contabilidade possam fazer os mapas de antecipação, como também para transmissão da DIC.

O presidente do CRC-SE, Contador Aécio Prado Dantas Júnior, informou que esse processo é um grande avanço e demonstra que as entidades de classe unidas podem fazer a diferença no trabalho de valorização da classe e na melhoria das condições de trabalho.

Data: 16/11/2011 às 10h31