Em parceria com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e a Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (PROFIS), o Conselho Federal de Contabilidade lançou, na manhã desta sexta-feira (28), para um público de 200 participantes, o projeto Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos (DOAR).
O presidente da FBC, José Martonio Alves Coelho, primeiro a fazer uso da palavra disse que o projeto trará, ainda mais, qualidade para transparência e qualidade na prestação de contas do terceiro setor. O presidente da Profis, dr. Leo Charles Henri Bossard II, disse, por sua vez, que entidades que se unem para trazer algum tipo de benefício à sociedade devem possuir profissionais competentes e comprometidos com o trabalho. Não se pode condenar todo o terceiro setor por conta de alguns, é preciso controle social nas entidades para moralizar a atividade, afirma.
A presidente da Academia Brasileira de Contabilidade, Maria Clara Cavalcante Bugarim, disse que o projeto DOAR terá grande expressividade no próximo ano. A parceria com todos os agentes envolvidos demonstra o nosso compromisso com a sociedade. Tenho certeza de que o DOAR será de grande valia para o desenvolvimento social, afirma.
O DOAR visa a promoção, realização, o apoio, a coordenação e participação em Simpósios Nacionais e Regionais sobre Contabilidade das Entidades do Terceiro Setor, Controle Social e Orçamento Familiar. O projeto busca, ainda, contribuir na gestão eficiente e transparente dos recursos públicos, assegurando ao cidadão a participação ativa nas ações de controle da execução do orçamento público. Para o projeto, serão investidos mais de R$ 650 mil (seiscentos e cinqüenta mil reais).
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro, fez uma retrospectiva do trabalho social exercido pela categoria. O primeiro balanço social, lançado pelo CRC de Santa Catarina, já demonstrava o nível de comprometimento da classe contábil com a sociedade e o DOAR reforça a nossa preocupação para que esses projetos avancem com qualidade e transparência, afirma.
Na oportunidade, foram lançado os livros Caderno de Procedimentos Aplicáveis à Prestação de Contas das Entidades do Terceiro Setor (Fundações) e Orçamento Familiar e Controle Social - Instrumentos de Organização da Sociedade.
A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim, é a coordenadora nacional do projeto DOAR. Integram a comissão Joaquim de Alencar Bezerra Filho, Clara Germana Campos Gonçalves, Elys Tevania Alves de Souza Carvalho, José Henrique Domingues Carneiro, Adriana Vasconcelos, José Carvalho da Silva Neto e Augusto Luiz de Almeida, Gardênia Maria Braga de Carvalho, Álvaro Pereira de Andrade, Cássia Vanessa Cruz, José Antônio de França, Josimar Alcântara de Oliveira, Paulo Arnaldo Olak e Valmor Slomski.
Fonte: Site CFC