Receita quer nova cobrança de impostos na MP da desoneração

DE BRASÍLIA - A Receita Federal pediu a alteração da forma de cobrança de impostos de empresas e investidores na medida provisória que desonera a folha de pagamento em quatro segmentos da indústria.

A MP da desoneração, relatada pelo deputado Renato Molling (PP-RS), deve ser votada na semana que vem. As cinco notas técnicas enviadas pela Receita preveem maior controle do órgão sobre a transferência de ações. Entre outros pontos, além do pagamento do Imposto de Renda, as empresas e seus sócios também teriam que passar a pagar a CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido) sobre as emissões de debêntures (títulos de empresas vendidos para levantar recursos no mercado).

A contribuição também passaria a incidir sobre a participação de sócios e administradores, que atualmente só pagam IR. Em um primeiro momento, conversei com a Receita Federal e recebi a informação de que eram apenas ajustes, que não haveria alterações que onerariam as empresas, afirmou Molling.

Segundo o deputado, somente quando tiver relatório de uma consultoria privada sobre o assunto e um detalhamento das notas da Receita decidirá o que será incluído na votação da Câmara. A Receita Federal não se manifestou.

Fonte: http://www.sitecontabil.com.br/noticias/101.html Folha de São Paulo

Data: 18/10/2011 às 09h29