Palestra sobre EFD – PIS/COFINS lota auditório

No prosseguimento da ação em atualizar os profissionais da contabilidade, o CRC-SE, em parceria com a IOB, promoveu na tarde do dia 26 de setembro, no auditório do SENAC, uma palestra sobre EFD – PISCOFINS. Os esclarecimentos sobre o assunto ficou por conta do Contador Josué Pereira, que é consultor da IOB.

O auditório ficou completamente lotado de profissionais buscando atualizar os conhecimentos para a nova realidade da Escrituração Fiscal Digital (EFD), que será cobrada pela Receita Federal a parir de janeiro do ano que vem. “É mais uma ferramenta para os profissionais da contabilidade desenvolverem na concretização de suas atividades”, informou a vice-presidente de desenvolvimento do CRC, Lana Veiga, que alerta sobre as penalidades após o prazo, no caso de descumprimento desse novo procedimento.

Apesar de ser uma rápida palestra, o consultor da IOB apresentou os principais problemas no diagnóstico da escrituração fiscal das contribuições de PIS e COFINS. “Muda muita coisa, tínhamos um demonstrativo na forma sintética e agora temos que apresentar a declaração fiscal de forma analítica, tendo que haver um detalhamento maior na escrituração”, esclareceu Josué Pereira.

“Nossa missão, além de registrar e fiscalizar, é colaborar com os contabilistas para a ampliação dos conhecimentos e essa palestra só confirma as parcerias de sucesso do CRC, nesse caso com a IOB, que veio para contribuir com o processo de aprimoramento dos profissionais na inclusão dessas novas tecnologias”, registra o presidente do CRC, Aécio Prado Dantas Júnior.

A contadora Eliza Regina agradeceu a oportunidade em poder participar da palestra e elogiou a iniciativa do Conselho. “Nós profissionais temos que estar atualizados e essa foi uma oportunidade para conhecermos mais sobre a EFD, seus conceitos e desafios, por isso louvo pela decisão do Conselho em trazer um profissional de gabarito para explanar sobre o tema”, destaca Eliza.

Além do palestrante, uma equipe da IOB esteve presente e o gerente de relacionamentos para o Nordeste, Jailson Barbosa, falou da parceria com o CRC, como sendo de fundamental importância para a disseminação de conhecimentos e que há muitas perspectivas para novas palestras e cursos. Jailson trouxe um dado que reforça a tese do CRC de sempre está atualizado os profissionais, pois, segundo ele, com base em dados de uma pesquisa feita pela empresa, há, no Brasil, um volume muito grande de alterações e inclusão de novas normas tributárias, em média, por mês, são oitenta e oito novas leis.

O palestrante:

Josué Pereira -  Consultor na área de Soluções da IOB Informações Objetivas. Contador, mais de 15 anos atuando nas áreas Contábil e Tributária. MBA em Gestão e Estratégia em Negócios pela FIAP- Faculdades de Informática e Administração de São Paulo e Pós Graduado em Direito Tributário pela EPD- Escola Paulista de Direito.  Palestrante do CRC/SP e SESCON/SP. Professor Universitário na área Tributária. Público Alvo: Contadores de Empresas, Empresas de Contabilade, Responsáveis por TI das Empresas, Responsáveis por Carteira Fiscal e demais  contadores experientes com contabilidades em caráter de obrigatoriedade da EFD-PIS/COFINS.

Data: 07/10/2011 às 05h08