Encontro dos Contabilistas dos Municípios foi um sucesso

Congregar a classe contábil do interior do Estado e aprimorar conhecimentos, além da troca de experiências, esses foram os objetivos do 12º Encontro dos Contabilistas dos Municípios de Sergipe, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade, nos últimos dias 23 e 24 de setembro, na cidade de Simão Dias.

A solenidade de abertura ocorreu na sexta, 23, e contou com a presença de presenças dos ex-presidentes Jádson Ricarte (Presidente do SESCAP/SE) e Jodoval Luiz (Presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis), representantes dos Poderes Executivo e Legislativo do Município de Simão Dias, além de várias outras autoridades e conselheiros do CRC. O Presidente do CRC-SE, contador Aécio Prado Dantas Júnior acolheu a todos, deu as boas vindas e ressaltou o valor do evento. A Filarmônica Lira Santana, da cidade de Simão Dias, executou três peças da MPB  e concluiu com o Hino Nacional.

As palestras

A palestra de abertura foi proferida pelo Contador e Conselheiro do CRC-SP, Niverson Costa Garcia, que versou sobre “A Importância da Informação Contábil no Processo Gerencial”. O palestrante enfatizou sobre o dever do profissional da contabilidade que não é simplesmente produzir a informação contábil, mas também interpretá-la, mostrando o rumo que o cliente deve seguir, para alcançar resultados melhores em sua empresa. Após a palestra foi oferecido um coquetel de boas vindas.

No sábado, 24, o evento prosseguiu com a palestra sobre “A Responsabilidade do Profissional na Nova Lei de Regência”, conduzida pelo contador Mauro Manoel Nóbrega, conselheiro do CRC-SP. “As responsabilidades dos contabilistas diante das empresas e com os órgãos fiscalizadores do governo são grandes, devendo os contabilistas firmar contratos por escrito e definir o seu papel na empresa, quais serviços irá prestar”, alertou Mauro Nóbrega. Mauro ainda reforçou que as novas tecnologias e modernização da profissão, num curto espaço de tempo, farão da contabilidade uma das profissões mais valorizadas.

“As Normas Internacionais (IFRS) para as Pequenas e Médias Empresas”, tema tratado pelo Contador Jádson Ricarte, presidente do SESCAP-SE, abordou as convergências das novas normas brasileiras de contabilidade para as normas internacionais e seus impactos no dia a dia do profissional. “O contador tem que se atualizar, pois através dessas mudanças a contabilidade passa a ser de outra forma para atender aos parâmetros internacionais. Os contabilistas, com isso, precisam ler, participar de eventos como esse que o CRC esta promovendo”, advertiu Jadson.

“O evento foi um sucesso total, tivemos, nesses dois dias, a participação de 200 pessoas, entre estudantes e profissionais”, relatou Aécio. O presidente elogiou a desenvoltura dos palestrantes: “Não só a presença, mas a participação foi muito boa e os palestrantes tiveram uma linguagem bastante acessível, tornando o evento agradável”, afirmou.

Profissionais e estudantes

Os participantes do encontro também opinaram e pontuaram a grandeza da ideia do CRC em interiorizar as ações do Conselho.  José Carlos dos Santos, Presidente do Sindicato dos Contabilistas ressaltou que eventos desta natureza “são importantes pela integração e pela capacitação e atualização dos contabilistas”.

O contador Lucas Gonçalves, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdades AGES (Paripiranga/SE) reforça que “o evento é fundamental para resgatar as atualizações contábeis, pois na atuação profissional, pela falta de tempo, na correria do dia a dia, acabamos não atualizando os nossos conhecimentos”.

A estudante do 6º período de contabilidade, Danielle Cristina engrossou o conceito de valorização do evento ao afirmar que “o encontro ajuda aos estudantes, desde já, a terem contato com o mundo contábil”. Alan de Souza, também do 6º período, realçou o caráter de desenvolver o aprendizado para, ao sair da faculdade, desempenhar melhor a profissão, percebendo o universo das tarefas do contador. Josemar Praxedes disse guardar do evento a amplitude da profissão, principalmente com o que foi abordado sobre a internacionalização do mercado contábil.

Uma das organizadoras do evento, a vice-presidente de desenvolvimento profissional, Lana Veiga, mostrou-se satisfeita e feliz com mais essa realização. “Apesar do grande trabalho que tivemos, desde janeiro preparando, mas o resultado foi um sucesso, com a maciça participação”.

Para todos, o evento na cidade de Sião Dias foi uma escolha bem acertada, pois possibilitou a participação de estudantes dessa região além de um grande número de profissionais de Aracaju e que atuam em cidades circunvizinhas.

Encerramento

Antes do enceramento do evento, Aécio Prado, em nome de todos que compõem o CRC, aproveitou para agradecer aos profissionais e estudantes pela participação e apresentou um vídeo sobre o Congresso Brasileiro de Contabilidade de 2012, que será em Belém do Pará, de 26 a 29 de agosto do ano que vem.

Uma palestra motivacional, com o administrador e auditor, Antônio Luiz, fechou o evento. Luiz interagiu com os profissionais e estudantes e apresentou técnicas para melhoria de suas performances ao lidarem com os clientes. “O principal desafio do profissional não é vencer o mundo exterior, mas o interior”, concluiu.

Convite

Aécio Prado fez um convite para o próximo evento do CRC e falou que a expectativa para o Fórum Sergipano de contabilidade, que será de 24 a 25 de novembro, é muito boa. “Estamos finalizando mais algumas parcerias para tentarmos fazer o maior fórum que Sergipe já teve e gostaríamos de contar com a participação dos profissionais e estudantes da contabilidade”.

Data: 26/09/2011 às 02h48