CRC promove mesa redonda sobre certificação digital da Caixa Econômica

O Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe promoveu, na sexta-feira, 9 de setembro, através da Delegacia Regional de Estância, uma mesa redonda sobre Conectividade Social ICP - Certificação Digital da Caixa Econômica Federal. O evento ocorreu no auditório do Sebrae, na cidade de Estância e contou com a presença de vários contabilistas e funcionários de escritórios de contabilidade.

Ao lado do delegado do CRC em Estância, Jefferson do Carmo, o evento foi aberto pela Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC, Lana Veiga, representando o presidente, Aécio Prado Dantas Junior. Lana falou da importância do tema e que o compromisso do Conselho está pautado em contribuir para a atualização dos profissionais da contabilidade.

A Vice-Presidente declarou: “Nós que fazemos o Conselho Regional de Contabilidade, nos sentimos satisfeitos por mais essa realização, pois um dos objetivos do Conselho é justamente orientar. Os assuntos tratados nessa mesa redonda, FGTS e certificação digital, estão ligados às atividades dos profissionais da contabilidade”, ressaltou Lana Veiga.

A mesa redonda foi ministrada por dois representantes da CEF. Jorge Silva Oliveira discorreu sobre Conectividade Social ICP - Certificação Digital, apresentando as condições para se conseguir a certificação e como navegar no site da Caixa para faze o cadastro para a formalização da certificação. A partir de 1º de janeiro de 2012, as empresas só poderão encaminhar os dados do FGTS com certificação digital. Todas as informações estão no site: www.certificadodigital.caixa.gov.br.

Segundo o representante da caixa o Certificado Digital é o que há de mais avançado em segurança na internet. Esse sistema fornece uma identidade segura que determina de forma eficaz o autor das transações bancárias.

Já Veríssimo Gomes dos Santos falou sobre as novas regras para parcelamento de débitos do FGTS, estabelecidas pela resolução CEF 615/2009. Destacou a melhora nas condições para o parcelamento que saiu de 60 para até 180 meses, a depender do valor do débito.

O participante Bruno Galvão agradeceu pela oportunidade e falou do enriquecimento em ter participado da mesa redonda. “É sempre viável e serve para que a gente possa acessar melhor essa nova ferramenta da Caixa e orientarmos aos nossos clientes o que fazer”.

O Delegado do CRC, Jefferson do Carmo, agradeceu o apoio da diretoria do Conselho e reforçou que a mesa redonda serviu para tirar muitas dúvidas dos profissionais para a nova certificação. “Essa é mais uma obrigação que a Caixa está passando para nós contabilistas e temos que nos preparar para isso”, afirmou.

O próximo evento com o apoio do CRC-SE será a Oficina sobre financiamento da Lei Rouanet – de incentivo a cultura - , no dia 16, deste mês, no  Auditório da Federação da Industria do Estado de Sergipe – Av. Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, s º - Centro Administrativo –Aracaju, das 9 às 13 horas, inscrição no local.

Outro grande evento que faz parte do calendário anual do CRC-SE é o 12º Encontro dos Contabilistas dos Municípios de Sergipe, que acontecerá nos dias 23 e 24 deste mês, na cidade de Simão Dias. Outras informações no link de eventos do nosso site.

Data: 11/09/2011 às 11h55