O Conselho Federal de Contabilidade, acompanhando a evolução do processo de ensino nos últimos anos, assimilou a importância da sua participação, enquanto órgão de classe, para a qualificação profissional dos seus filiados.
A formação continuada acadêmica é requisito fundamental para a educação integral do profissional da contabilidade. Partindo dessa premissa, o CFC instituiu o Programa Excelência na Contabilidade, que tem como proposta intensificar a realização de cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade, participando financeiramente de projetos específicos direcionados a essa finalidade, mediante convênios firmados com instituições de ensino superior recomendados* pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Constata-se que o ensino de pós-graduação no Brasil vem experimentando excepcional crescimento, o que representa um auspicioso ganho em qualidade profissional e acadêmica. Na área contábil, no entanto, esse fenômeno não vem ocorrendo em igual proporção. Embora o curso de Ciências Contábeis tenha uma boa demanda, é pequeno o número de cursos de mestrado em Contabilidade com relação ao quantitativo de professores que atuam nas instituições de ensino do País.
É correto afirmar que está na figura dos mestrados e doutorados a possibilidade de se conquistar um espaço maior na sociedade, uma vez que os contadores estarão melhor preparados para apontar a essa sociedade os caminhos que as Ciências Contábeis têm a oferecer.
Para cumprir o disposto no artigo 52, inciso II da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que determina que as universidades devam ter um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado e o artigo 88, § 2º das disposições transitórias da mesma lei, que determina seu cumprimento no prazo de oito anos, o CFC tem estimulado a criação de pólos para a instalação de cursos de mestrado e/ou doutorado, a serem ministrados mediante convênios firmados com instituições de ensino superior que já possuem mestrado na área contábil, e recomendado pela CAPES.
Estão indicados, nesta página, os cursos de mestrado (stricto sensu ) que resultaram de parcerias que este órgão firmou com instituições de ensino superior. É importante frisar que o Conselho Federal de Contabilidade não concede bolsas de estudo e nem auxílio financeiro que caracterizem apoio individualizado ao estudante.
O subsídio oferecido pelo CFC corresponde a um percentual que incide sobre o valor total do curso e beneficia a todos os integrantes da turma, indistintamente, desde que estes sejam Contadores e estejam registrados e regular com os Conselhos Regionais de Contabilidade das respectivas jurisdições.
(*) Os cursos stricto sensu deverão ser recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Para obter mais informações acesse:
Ministério da Educação
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior