O IV Encontro Nacional de Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis, ENCCCC, foi realizado de 4 a 5 de agosto, em Fortaleza-Ce. O Estado de Sergipe foi representado pelas coordenadoras das instituições FASER (Faculdade Sergipana), contadora Lana Veiga e da UNIT (Universidade Tiradentes), contadora Aieska Cordeiro. O evento aconteceu no Teatro Celina Queiroz na UNIFOR (Universidade de Fortaleza).
Durantes o evento, foram abordados assuntos pertinentes ao desenvolvimento acadêmico. Um dos grandes objetivos do encontro, desde a sua primeira edição, é o de aproximar o CFC da realidade das instituições de educação superior, discutindo a qualidade do ensino, as tendências da profissão e os principais desafios dos cursos de Ciências Contábeis no país.
Várias autoridades e lideranças da contabilidade estavam presentes: o presidente do CFC o Contador Juarez Domingues Carneiro; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, a contadora Maria Clara; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, contador José Martonio Alves; o presidente do CRC/Ce, contador Cassius Régis; a Magnífica Reitora da Universidade de Fortaleza, Drª Fátima Maria Fernandes Veras, o controlador geral do Estado do Ceará, João Alves Melo, no ato representado o governador Sid Gomes.
A palestra de abertura foi presidida pelo médico, psiquiatra e psicoterapeuta, Augusto Cury que iniciou sua fala reverenciando o trabalho dos coordenadores de Curso. A função de vocês é fundamental para o funcionamento da economia e para a sociedade como um todo, exaltou o psiquiatra.
Ocorreu um painel sobre exame e formação continuada com o professor Drº. Roberto Pancheco, que iniciou os trabalhos do dia 5 destacando o conhecimento e o grande desafio para as instituições. O contador Drº Fábio Moraes apresentou a importância das IFRS nos currículos de ciências contábeis. O professor Drº Edson Luiz apresentou a necessidade da nova tecnologia na formação dos contadores, afirmando que a XBRL é uma tecnologia criada para ser utilizada no envio de relatórios contábeis financeiros.
Segundo Lana Veiga, à tarde, o publicitário Marcos Calliari falou sobre a geração y a qual assume uma série de características que são consequências do contexto em que nasceram e cresceram. Finalizando o ciclo de palestras, com o tema “A aula expositiva é a iguana do ensino, pelo economista Cláudio Castro, que ministrou sua palestra de forma objetiva fazendo com que todos ali presentes refletissem sobre o tema abordado.
Lana informou que durante o evento ouve uma exposição, Contabilidade: Um Balanço da História. A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis afirmou que a exposição irá percorre todos os Estrados da Federação.
“Foram dois dias de muitas informações relevantes para a classe acadêmica e principalmente de grandes aprendizagens, pois discutimos muito sobre o processo pedagógico das instituições de ensino superior e o papel do coordenador de curso junto às instituições” declara Lana Veiga.