A responsabilidade social valoriza até 4% as empresas
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O investimento parece pequeno: entre 0,5% e 1% do faturamento anual de uma empresa é a média que as companhias brasileiras investem em ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Esse valor, porém, vem crescendo gradualmente nos últimos anos, e hoje é possível dizer que já valoriza em até 4% o valor de mercado das empresas, segundo levantamento da consultoria espanhola Management & Excellence, que utilizou o Dow Jones Sustainability Index World (DJSI), índice da Bolsa de Nova York que abrange 318 empresas de 58 setores e 24 países, que respondem um questionário envolvendo questões econômica, ambiental e social.

 

Hoje há fundos no exterior que investem apenas em empresas pertencentes ao DJSI. O Brasil possui seis empresas no índice: Aracruz; Bradesco; Cemig; Itaú; Itaúsa; e Petrobras. Assim como a governança corporativa, a responsabilidade social vem se tornando fator fundamental na gestão de uma empresa. Estudos revelam que os consumidores aceitam pagar um adicional por produtos responsáveis. As empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais, declara o economista Leandro Martins.
 
Premiação
 
De olho nesse cenário crescente, a Associação de Dirigentes de Vendas de Marketing no Brasil (ADVB-PE) premiará hoje, no espaço Arcádia de Boa Viagem, no bairro de mesmo nome, em Recife (PE) as empresas que mais se destacaram com projetos socioambientais no País. Este ano, as empresas participaram de duas categorias: a Top RH 2011 que engloba a premiação às melhores empresas em gestão de recursos humanos e o prêmio Top Socioambiental, com grupos que mais fizeram pela comunidade em que estão inseridos.
 
Entre os vencedores, a Abrinq, a Alusa Engenharia, a Farmácia Pague Menos, o Estaleiro Atlântico Sul e Petrobras levara m prêmios para a casa. De acordo com o presidente da ADVB, Leopoldo Albuquerque, as empresas estão cada vez mais dispostas a investir em responsabilidade social porque sabem que é assim que se consagra a marca no mercado. Hoje, mais do que antigamente, todas as grandes companhias sabem como é importante para consumidor adquirir produtos que venham com valores de responsabilidade social agregado.
 
Além da importância para o consumidor final, Albuquerque lembrou que muitos profissionais preferem trabalhar em empresas que investem em ações ambientais, ou sociais. Os grandes talentos profissionais também se preocupam com a responsabilidade da empresa em que presta serviço, por isso a importância de se continuar investindo, diz. De acordo com o executivo, atualmente as empresas investem, em média, de 0,5% a 1% do faturamento anual em ações socioambientais mas esse número deve crescer. O Brasil acompanha a tendência mundial, que apoia ess a iniciativa.

 

Fonte: DCI

Data: 04/07/2011 às 03h23
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