Diretoria do CRC/SE visita a Receita Federal

Representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe – CRC/SE -, reuniram-se na manhã desta terça-feira, 9, com o delegado da Receita Federal do Brasil em Sergipe - RFB, Fábio Menezes Sousa e Silva.

Estiveram presentes a vice-presidente do CRC/SE, Maria Salete Barreto Leite, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional Lana Veiga, e o presidente do Sescap, Jádson Ricarte. Na ocasião, eles abordaram temas como pendências com Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física – DIRPF. Mas o principal motivo da visita foi discutir o atendimento via agendamento - procedimento adotado pela RFB.

Dentre as pautas do CRC/SE, estava ainda a possibilidade de a Receita incluir feriados municipais e estaduais no calendário de obrigações. O delegado Fábio Menezes adiantou que essa solicitação será atendida e que, desde então, tomará as devidas providencias para executá-la.

Os representantes do CRC falaram também sobre os problemas com a entrega do Documento Básico de Entrega – DBE – do CNPJ. A Receita Federal reconheceu que há problema com o sistema e colocou-se à disposição para realizar palestras e treinamentos com a classe.

O ATENDIMENTO

“Queremos parabenizar pelo serviço de agendamento, mas ainda precisamos de mais agilidade”, ressaltou Lana Veiga. De acordo com Fábio Menezes, esse serviço é feito em todos os Estados. No entanto, ele explicou que faltam servidores na RFB.

O delegado apontou ainda que as faltas de quem agenda e não comparece, sem que antes cancele o agendamento, está dificultando o bom andamento do serviço. Segundo Fábio, a partir de agora, quem faltar duas vezes num prazo de 90 dias, terá o CNPJ ou CPF bloqueado por um mês.

Ainda de acordo com o delegado, 25% das pessoas que agendam não comparecem. Ele citou ainda que, só ontem, segunda-feira, dia 6, 26 pessoas que agendaram não compareceram.
No término da reunião, os representantes do CRC agradeceram pela receptividade. Já o delegado Fábio Menezes Sousa e Silva disse que o encontro foi muito proveitoso e colocou-se a disposição da classe contábil.

Para o presidente do CRC/SE, Aécio Prado Dantas Júnior, é de suma importância que o CRC esteja sempre dialogando com as autoridades fiscais para debater questões relacionadas à atuação do profissional de contabilidade.

“A classe atua diariamente representando os contribuintes e, desta forma, é essencial tanto para contabilistas quanto para o fisco, que esta relação ocorra de forma ágil, harmoniosa e eficiente”, declarou Aécio.

Data: 08/06/2011 às 04h42