Aniversário CFC: 65 anos de sonhos, lutas e glórias

Neste dia 27 de maio, o Conselho Federal de Contabilidade comemora 65 anos. Trata-se de uma longa história, que foi construída a partir de sonhos; tornou-se mais forte a cada luta vencida; e hoje se orgulha da conquista de várias glórias. O crescente reconhecimento da sociedade brasileira é uma delas!

De acordo com os registros históricos, os primeiros sinais de organização da Classe Contábil foram dados, na década de 20, por alguns notáveis e ousados contabilistas, destacando-se o senador João de Lyra Tavares e os professores Francisco DÁuria, Hilário Franco e Frederico Herrmann, entre outros.

No dia 27 de maio de 1946 foi publicado o Decreto-Lei n° 9.295, que trouxe legalidade e legitimidade à profissão. Nesse mesmo ano, foram criados o CFC e os Conselhos Regionais de Contabilidade de São Paulo e do Paraná. Nos anos seguintes, foram sendo instalados os demais CRCs.

Outro marco na legislação que regulamenta dos Conselhos de Contabilidade ocorreu em 2010, com a publicação da Lei nº 12.249, que atualizou o Decreto-Lei e possibilitou a modernização da profissão.

Fonte: CFC

Data: 27/05/2011 às 03h09