Destina Sergipe é tema de Audiência Pública na CMA

Mesmo estando na reta final para declaração de Imposto de Renda a campanha Destina Sergipe segue a todo vapor e na tarde desta quarta-feira, 24, O Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), participou de Audiência Pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), com tema ‘Destinação de parte do Imposto de Renda em prol dos fundos municipais que disponibilizam para financiar projetos de grande relevância social’, de autoria do vereador Ricardo Vasconcelos.

Imagem do WhatsApp de 2023-05-24 à(s) 19.10.30.jpg

“Essa Audiência Pública tem como objetivo informar a população dessa possibilidade de ajudar esses fundos que visam trabalhar os direitos da população mais vulnerável. Queremos ampliar essa informação e conscientizar a população da importância de destinar parte do Imposto de Renda, sejam pessoas físicas ou jurídicas”, explicou o presidente da CMA, Ricardo Vasconcelos.

A campanha de destinação do Imposto de Renda já faz parte do calendário anual do CRCSE, tendo em vista que os profissionais da contabilidade são os responsáveis pela garantia do bom andamento das declarações e de como orientar os clientes durante a destinação do imposto devido.

A presidente Salete Barreto utilizou a tribuna da CMA para ressaltar a importância dos profissionais durante a destinação. “Nós, profissionais da contabilidade, precisamos entender que nosso papel é fundamental para que a destinação aconteça e para explicar da melhor forma para os nossos clientes”.

Imagem do WhatsApp de 2023-05-24 à(s) 19.10.29.jpg

Ao realizar a declaração do IR, o contribuinte, pessoa física, pode destinar até 6% do valor do imposto que precisa pagar ou que tem a receber de restituição para alguns dos fundos estaduais de direito da criança e do adolescente, e do idoso. A doação não interfere na declaração e não muda o cálculo já gerado pelo sistema.

Além da presidente Salete Barreto, participaram também da Audiência representando os profissionais da contabilidade, o vice-presidente de Assuntos Administrativos Ionas Mariano, a conselheira federal Angela Dantas e membros do CRCSE Voluntário.

Imagem do WhatsApp de 2023-05-24 à(s) 19.10.25.jpg

A campanha é uma parceria entre CRCSE, Secretaria de Estado da Assistência Social (Seasc), Receita Federal e Prefeitura de Aracaju e conta com apoio de diversos órgãos do estado com o propósito de sensibilizar e informar ao contribuinte que, ao realizar a declaração do Imposto de Renda 2023, é possível destinar até 6% do imposto devido.

Data: 24/05/2023 às 07h05