Vários municípios de Sergipe uniram-se ao Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), na campanha Destina Sergipe 2023, um deles foi o município de Estância. Na última sexta-feira, 14, houve o lançamento da campanha na cidade, que tem como objetivo mobilizar os contribuintes para destinar parte do imposto de renda em prol dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A destinação do valor não gera nenhum custo para o contribuinte e os recursos são utilizados para financiar projetos através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
"Com o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, estamos transformando a vida de jovens em Estância. Apoiamos projetos culturais e esportivos, e você pode contribuir destinando 3% do seu imposto de renda para a causa. Juntos, podemos criar um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes", explicou o prefeito da cidade Gilson Andrade.
Para participar, basta baixar o programa IRPF 2023 no site da Receita Federal e acessar a ficha “Resumo da Declaração”. Em seguida, deve-se selecionar a opção “Destinação Diretamente na Declaração – ECA” e clicar no botão “Novo”. Depois, é necessário escolher o “Fundo Municipal”, selecionar “SE” e o município de “Estância”.
O valor do imposto é calculado automaticamente pelo sistema e será emitido pelo programa um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) no valor escolhido para a destinação.
"Sempre que damos exemplos de municípios, citamos Estância como referência em abraçar a campanha de destinação. A destinação é o melhor caminho para o desenvolvimento do Fundo da Criança e do Adolescente. Convocamos aquelas pessoas que dispõem do seu imposto de renda para que façam a sua destinação, de modo que o recurso fique no município", ressaltou a Presidente CRCSE, Salete Barreto.
O lançamento contou ainda com a presença do vice-prefeito, André Graça, da secretária da administração e planejamento, Ana Carla, da secretária da assistência social, Gabriela Meneses, do vice-presidente do CRCSE, Ionas Mariano, a coordenadora do CRCSE Voluntário, Lana Veiga, secretários, contadores e servidores do município.