Resultado da união de esforços entre o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), a Receita Federal e a Prefeitura Municipal de Aracaju, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16, o I Workshop - Nota Fiscal de Serviço Eletrônica de Padrão Nacional (NFS-e) e Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle nas Entidades Públicas (Siafic).
O evento, que reuniu, gestores e técnicos municipais, secretários de finanças e profissionais de controle interno, teve como objetivo apresentar para os participantes a Nota Fiscal Eletrônica e SIAFIC.
“Uma honra realizar este evento com a colaboração de entidades tão importantes e trazendo uma temática de fundamental relevância. Tenho certeza de que todos os participantes do Workshop saíram do evento com informações suficientes para pôr em prática em suas áreas”, disse a presidente Salete Barreto.
Primeiro palestrante do Workshop, o auditor fiscal Nilson Nascimento Lima abordou a importância da implantação da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, e demonstrou a grande transformação em termos de fluência de informação na administração pública.
O I Workshop contou com as explanações de Fernanda Fontes, responsável pela temática: “Conceitos, Objetivos e compreensão dos requisitos exigidos como padrão mínimo – Siafic"; e da contadora geral do município de Aracaju, Rafaella Pereira, que desenvolveu a palestra “Desafios e Case de sucesso para implantação do SIAFIC nos municípios”.
O analista de tecnologia da informação e coordenador de modernização e tecnologia do TCE/SE, Miguel Melo, e o analista de Controle Externo I do TCE/SE, Vanderson Melo, foram os responsáveis pela última palestra do Workshop, desenvolvendo a temática “Visão do Tribunal de Contas, quanto a implantação do SIAFIC”.
O Siafic é um software único que deve ser utilizado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e órgãos de cada ente, com base de dados compartilhada e integrado aos sistemas estruturantes (gestão de pessoas, patrimônio, controle etc). O objetivo é que todos que utilizem os recursos públicos dentro de cada esfera da Federação sigam as mesmas regras e falem a mesma língua na hora de registrar os atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial.
Além da presidente Salete Barreto, compuseram a mesa de abertura do evento o Decano da Corte de Contas, o conselheiro Carlos Pinna de Assis representando o presidente do TCE/SE, conselheiro Flávio Conceição, o delegado da Receita Federal em Sergipe, Edson Fiel Filho, o secretário de finanças do município de Aracaju, Jefferson Passos e o procurador geral, João Augusto Bandeira de Mello.