1° Fórum do Agronegócio de Sergipe
Por Ana Paula Machado/ASCOM CRCSE

Na última sexta-feira, 12, aconteceu na cidade de Itabaiana o 1º Fórum do Agronegócio de Sergipe, com debates importantes e temas relacionados ao agronegócio no Estado o evento reuniu cerca de 150 pessoas no auditório do Sesc. O Fórum foi idealizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE) em parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (FAESE)e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Com o objetivo de fortalecer e profissionalizar toda a cadeia do agro com informações que garantem conhecimentos importantes para quem atua no setor, o evento levou 4 palestras, momento de apresentação dos serviços do Sebrae e explicações sobre linhas de crédito bancárias para o setor.

a.png

“A ideia do evento surgiu da Comissão de Estudo Contábil, Tributário e Fiscal e foi um sucesso, com temas relevantes para quem trabalha com o agro e extremamente técnico. Agradecemos aos nossos parceiros, aos profissionais e aos participantes pelo sucesso do Fórum”, disse a presidente do CRCSE, Salete Barreto.

Representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, a conselheira federal, Angela Dantas, ressaltou a importância de realizar um evento voltado para os profissionais da contabilidade que lidam com o agronegócio.

“Quem faz a grande diferença na nossa balança comercial é o agronegócio e precisamos estar cada vez mais atentos às regras, às novidades. Precisamos trabalhar corretamente, não podemos cometer erros, e para isso precisamos sempre estar atualizados. O fórum foi um palco de grandes conhecimentos”, ressaltou a conselheira.

O superintendente do FAESE/SENAR, Dênio Augusto Leite, representando o presidente da instituição,  Ivan Sobral, falou sobre a importância de orientar o produtor rural.

b.png

“Durante a época mais difícil da pandemia, em que nós tivemos que parar, o produtor rural não parou e precisamos pensar nele como peça fundamental para que o país ande, para que as coisas cheguem até a gente, por isso essas atualizações são tão importantes e estamos sempre a disposição para levar conhecimento para o produtor, para os empresários e para os profissionais que trabalham com o agronegócio”, falou o superintendente.

A diretora do SESCAP/SE, Edvania Alves de Souza, falou sobre a importância da atualização para direcionar os clientes. “O agronegócio tem crescido muito, é um assunto globalizado, e, pensando na importância dele, precisamos utilizar os melhores recursos e caminhos para contribuir com a sociedade. Para direcionar nossos clientes e também o produtor rural”.

c.png

“Foi muito gratificante participar e poder contribuir com esse evento por entendermos a importância dos profissionais da contabilidade junto com os produtores rurais, os empresários rurais. Estamos caminhando em parceria para que, cada vez mais, possamos levar conhecimentos a quem precisa”, comemorou o coordenador regional do agreste central sergipano do SEBRAE, Edilson Barroso.

A auditora da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ/SE), Rosane da Silva Franco, que na ocasião representou o secretário da Fazenda Marcos Queiroz, ressaltou a necessidade da criação de um plano tributário. “Precisamos pensar num plano tributário sobre o agronegócio, é preciso entender a cadeia produtiva, para que dessa forma, possamos trabalhar melhor, para que possamos instruir melhor as pessoas. O evento foi riquíssimo e trouxe informações relevantes para os profissionais que trabalham com o agronegócio”.

d.png

Contadores e empresários rurais discutiram sobre planejamento tributário e os principais tributos na atividade agropecuária. Os produtores e contabilistas tiveram informações importantes sobre inscrição estadual, nota fiscal do produtor e benefícios fiscais no âmbito da política estadual de incentivo ao agro. O debate girou em torno, também, de Imposto Territorial Rural (ITR), Imposto de Renda na atividade rural, Funrural, contribuição previdenciária, dentre outros.

Na ocasião, a presidente Salete Barreto e o  superintendente do FAESE/SENAR, Dênio Augusto Leite, assinaram novo termo de cooperação, reafirmando a parceria entre as entidades.

Design sem nome.png

Além do CRCSE e Senar/FAESE, o evento contou com a realização do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis (SESCAP/SE), Serviço Social do Comércio (SESC-SE), Fecomércio Sergipe, Banco do Estado de Sergipe (Banese), Banco do Nordeste e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e também contou com a presença do diretor da Fecomércio, Edvaldo Cunha, representando o presidente Marcos Andrade e do representante da Secretaria de Agricultura, Zeca da Silva.

Data: 15/08/2022 às 11h08