Sergipe sedia IX Encontro dos Assessores Jurídicos do Sistema CFC/CRCs

Por Ana Paula Machado/ ASCOM CRCSE

Assessores jurídicos dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de todo o país participaram nos dias 14 e 15 de junho, na capital sergipana, Aracaju, do IX Encontro de Assessores Jurídicos do Sistema CFC/CRCs.

O IX Encontro de Assessores Jurídicos do Sistema CFC/CRCs foi organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que tem como procurador-chefe o advogado Rodrigo Magalhães de Oliveira, e teve como tema ‘Sindicância e processo administrativo disciplinar para empregados públicos de conselhos de profissões regulamentadas, à luz da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT e a legislação aplicável’, ministrado pelo professor Rogério Nogueira.

“É uma enorme satisfação ter o encontro aqui em Sergipe, em um momento de festa em nossa terra. Momento extremamente rico, de troca de experiência e aprendizado. É muito importante que todos os CRCs comunguem do mesmo pensamento, tenham sempre ações alinhadas com o pensamento do sistema e os representantes do setor jurídico estão aqui para levar o melhor para seu regional”, ressaltou o presidente do CFC, Aécio Dantas.

MIOLO.jpg

A presidente do CRCSE, Salete Barreto, falou sobre a importância dos assessores jurídicos para o andamento das atividades dos Conselhos. “Sem os assessores jurídicos nos corremos riscos, podemos cometer erros e com eles presentes, atentos e capacitados, podemos realizar a administração da melhor forma”.

Ex-presidente do CRCSE, a conselheira federal, Angela Dantas, que participou da abertura do evento, salientou a relevância dos assessores na regulamentação do sistema.

WhatsApp Image 2022-06-16 at 11.27.41.jpeg

“Espero que todos tenham se sentido acolhidos aqui em Sergipe, o evento foi preparado com atenção e carinho para que todos pudessem curtir o melhor de Aracaju e uma capacitação rica, com conhecimentos para que possamos conduzir o sistema com segurança e alinhados com o setor jurídico, essenciais em nossa regulamentação”, falou a conselheira.

O procurador-chefe do CFC, advogado Rodrigo Magalhães de Oliveira agradeceu a hospitalidade e a logística para realizar o encontro depois de dois anos realizando eventos apenas de forma virtual.

“Agradeço ao presidente Aécio por trazer o evento para a terra natal dele, pedimos e ele prontamente atendeu, sabemos das dificuldades para realizar um evento assim. O pensamento do tema do evento foi algo que almejávamos há muito tempo para que pudéssemos ter segurança jurídica para melhor executar nosso trabalho”.

Participaram do Encontro 37 pessoas, entre assessores, procuradores e gerentes jurídicos dos regionais, a exemplo da procuradora do CRCCE, Elizabeth Coelho e do gerente da assessoria jurídica do CRCRS, Angelo Roberto Bozzetto.

WhatsApp Image 2022-06-16 at 11.27.40.jpeg

“Estar reunida com os colegas assessores jurídicos, trocando conhecimento foi primordial, não apenas para capacitação, como também network”, comentou Elizabeth e completou “esse é um momento para que fiquemos por dentro do que está acontecendo entre um regional e outro”.

Para Angelo, o encontro serviu para reunir presencialmente o corpo jurídico do sistema e levar sugestões para melhoria do trabalho.

“O mundo dos Conselhos é muito particular, reunir com todos os Conselhos para discutir peculiaridades referentes aos regionais é de extrema importância. O Conselho não é uma autarquia igual às outras, existem pontos muito específicos e esses momentos são ricos para isso, tirar dúvidas, trocar experiências e apresentar sugestões”.

Data: 15/06/2022 às 11h06