Dia D da Educação Contábil tem palestra entre entidades da classe e representantes de IES
Por Ana Paula Machado/ASCOM CRCSE

O dia 24 de maio marcou importante momento para o curso de graduação de Ciências Contábeis no Brasil. Intitulado o dia D da Educação Contábil, nessa terça-feira, 24, aconteceram movimentações em todos os regionais e em Sergipe não foi diferente, foi realizado no auditório do Conselho debate entre entidades da classe contábil sergipana, coordenadores de curso e representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) com foco na apresentação das propostas de mudanças na matriz curricular do curso.

281900178_288470830167698_2559186825739035038_n.jpg

O sistema Conselho Federal de Contabilidade/ Conselhos Regionais de Contabilidade (CFC/CRCs), em parceria com as Academias de Contabilidade estão unidos em um movimento nacional para discussão sobre a Proposta de Resolução oriunda do CFC que visa à alteração da Resolução CNE/CES nº 10/2004 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado.

“Este é um momento importantíssimo para a área de Educação no nosso país e, principalmente para o curso de graduação de Ciências Contábeis. Estamos em parceria com as academias para ouvir e melhor atender as necessidades de quem lida diretamente com a educação, tenho certeza que todo esse movimento se dará de uma forma exitosa e engradecerá ainda mais a nossa classe”, disse a presidente do CRCSE, Salete Barreto.

283462505_478974137339550_8646674628986302743_n.jpg

A presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC), Erenita Souza, que apresentou as propostas para os presentes e guiou o debate, ressaltou a importância do momento e se colocou à disposição para estreitar laços com as entidades de ensino superior. "Foi um momento gratificante para a ASCC, pela primeira vez conseguimos reunir coordenadores do curso de Ciências Contábeis e juntos falarmos sobre a educação contábil".

“Esse é um momento ímpar para a nossa profissão, que está sempre em constante mudança, e nada mais justo do que adequarmos nossa matriz curricular as mudanças que o mundo está passando. A tecnologia exige que estejamos sempre a frente e a mudança da matriz nos possibilitará isso desde as cadeiras da graduação do curso”, comentou o vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRCSE, Jenilton Gomes.

Para o presidente da Associação de Peritos Judicias do Estado de Sergipe (Apejese), Alvani Bonfim, esse é um momento de ouvir os coordenadores e professores e assim melhora a estrutura dos cursos de graduação de Ciências Contábeis.

283405814_1188316898672263_4240315436871753442_n.jpg

“Momento de ouvir os coordenadores e professores e trocar informações, para a uma mudança da grade curricular que acompanhe as mudanças que o mundo tem passado. Precisamos alavancar o curso e esse é o momento que podemos fazer a diferença, adequando a tecnologia”, finalizou.

282665938_713586066359847_6784562392389157924_n.jpg

Participações

Participaram do debate o coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Tiradentes (Unit), Joenison Batista da Silva, o coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe (UFS) campus Itabaiana Alex Fabiano Bertollio Santana, o presidente do núcleo docente estruturante do curso de Ciências Contábeis da UFS campus Itabaiana, Juliano Almeida de Faria, coordenador do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Estácio de Sergipe, José Cleverton de Oliveira, o diretor geral da Faculdade Amadeus, representando a coordenação do curso de Ciências Contábeis, Eduardo Gonçalves, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sergipana (FASER), o diretor/coordenador do curso de Ciências Contábeis Faculdade Dom Pedro II, Felipe César da Silva Nunes, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE), Gilvânia Andrade Nascimento.

Audiência Pública

O CFC colocou em audiência pública, até o dia 31 de maio, a minuta que propõe a alteração da Resolução CNE/CES n.º 10, de 16 de dezembro de 2004. A norma institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis. O documento está disponível para contribuições na plataforma Participa + Brasil.

Data: 24/05/2022 às 08h05