Campanha Destinar ganha apoio do município de Boquim

Nesta quinta-feira, 18, atendendo a um convite do prefeito de Boquim, Eraldo de Andrade Santos, a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, o auditor fiscal da Receita Federal em Sergipe, Nilson Lima, e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, Vanderson Melo, participaram de uma reunião virtual com o vice-prefeito Chicão Almeida, vereadores, secretários municipais, contadores e contabilistas do município para tratar da Campanha Destinar 2021.

O intuito foi sensibilizar os parlamentares e os profissionais da área contábil para que disseminem a informação na cidade, especialmente entre os contribuintes que farão a declaração de imposto de renda pessoa física, para que destinem 3% do seu Imposto, a pagar ou a restituir, para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Fundo do município apto a receber os recursos.

Para a vice-governadora Eliane Aquino, o comprometimento da gestão municipal de Boquim com a causa merece ser aplaudida e copiada por outros gestores. “Sabemos os desafios que a pandemia tem trazido em todas as áreas, mas compreendemos que a área social será uma das mais afetadas. Com isso, precisamos da união de todos para ampliarmos os recursos a serem investidos em projetos sociais que contribuam efetivamente para mudar a vida de meninos e meninas. Ao destinar parte do seu Imposto ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o cidadão de Boquim não pagará nada mais por isso e ainda poderá acompanhar de perto a aplicação dos recursos”, explicou, se colocando à disposição do município.

O prefeito Eraldo explicou que a motivação para abraçar a campanha se deve ao fato de saber que o município possui grandes chances de ampliar a arrecadação em relação aos anos anteriores e, com isso, ampliar as ações voltadas ao desenvolvimento das crianças e adolescentes da cidade. “Temos muitos desafios ainda na área da infância em nosso município. Então, a iniciativa dessa reunião é para que os profissionais de Contabilidade de Boquim saibam como proceder para realizar a destinação desses recursos do Imposto de Renda, sensibilizando seus clientes e contribuindo para mudarmos a realidade de muitas crianças”, disse, destacando a importância da Campanha.

Presente na reunião, o vereador Jonas Vidal também se comprometeu em abraçar a Campanha. “Irei propor à presidência da Câmara de Vereadores que possamos divulgar amplamente a iniciativa nas redes sociais da casa. A disseminação da informação será nossa principal aliada para que Boquim se destaque na arrecadação gerada por meio da destinação”.

Para o auditor fiscal Nilson Lima, a Campanha Destinar tem um potencial de arrecadação muito significativa e uma ampla margem de captação de novas destinações, já que há muitos contribuintes que ainda não conhecem a fundo essa possibilidade. “O desafio é levar informação à sociedade, esclarecendo dúvidas sobre o processo. O município de Boquim, por exemplo, pode alcançar um resultado bastante positivo ao ampliar essa divulgação entre os seus servidores e também apresentando à população as entidades e projetos sociais da sua própria cidade que podem vir a ser beneficiados pelos recursos destinados ao Fundo”, pontuou.

Já para o presidente do CRC/SE, Vanderson Melo, o encontro foi particularmente importante, pois reuniu profissionais que têm um papel fundamental para o sucesso da iniciativa. “Costumo dizer que nessa campanha todos têm a ganhar: quem realiza a destinação e contribui para o fortalecimento dos Fundos e dos projetos sociais, os municípios que conseguem executar mais políticas públicas sem mexer no orçamento diretamente, e as crianças, adolescentes e jovens beneficiados. Conclamo aos profissionais de Contabilidade de Boquim a sensibilizarem seus clientes a realizarem essa destinação. Isso porque é sabido que, pelo menos, 50% das declarações passam pelos contadores. Isso nos mostra o papel primordial que a categoria possui”.

Fonte: ASCOM Governo de Sergipe

Data: 18/03/2021 às 07h03