Realizado virtualmente, Seminário Estadual sobre Prestação de Contas Eleitorais foi sucesso

Ano eleitoral é tempo de esclarecer dúvidas fiscais que permeiam o processo eleitoral nas esferas federal, estadual e municipal. Assim, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) realizou, na manhã de ontem, 17, o Seminário sobre Prestação de Contas Eleitorais – Eleições 2020.

WhatsApp Image 2020-09-18 at 11.30.43.jpeg

O evento acontece em todas as capitais do país e é originado de uma parceria entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Devido à pandemia da Covid-19, em 2020 o evento não pôde ser realizado de forma presencial, e o debate aconteceu de forma virtual e com tradução simultânea para Libras, mantendo o compromisso e a responsabilidade com a inclusão.
As abordagens foram sobre Fundo Partidário (FP), Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e Prestação de Contas Eleitorais e tiveram pontos referentes à arrecadação e realização de gastos, à conta bancária, a recibo eleitoral, prazos, doações, suprimento de caixa, relatórios e demonstrativos, segregação de gênero, autofinanciamento, atuação do profissional da contabilidade, orientação do CFC, dentre outros.
O presidente do CRCSE, Vanderson Mélo, falou sobre a importância de realizar o evento e da participação do público. “Este foi o primeiro Seminário de Prestação de Contas que realizamos de forma virtual, é imprescindível que falemos sobre o assunto, fruto de uma parceria forte com o Tribunal Regional Eleitoral. A participação do público mostrou o quão importante é debater sobre o tema”.
O presidente do TRE/SE, desembargador José dos Anjos, falou sobre o evento e parabenizou o CRCSE pela promoção do seminário.
“O objetivo do evento é disseminar orientações sobre arrecadação, gastos e prestação de contas é extremamente necessário para que partidos e candidatos cumpram as determinações da legislação. O TRE-SE e outros Tribunais Regionais fazem parcerias com os CRCs, e, também, com outros órgãos que estão de parabéns por entenderem a relevância de falar sobe a temática”, ressaltou o magistrado.
O evento contou com a participação de cerca de 170 pessoas, que interagiram e fizeram questionamento sobre a temática, como Sônia Beatriz Fernandes, que parabenizou a organização do evento e todo o trabalho da equipe do CRCSE.
“Quero dizer que o seminário foi excelente. Palestras esclarecedoras e objetivas. Só tenho a agradecer o suporte técnico profissional e o material foi incrível! Parabéns a todos”, relatou
Compuseram a mesa virtual o presidente do TRE/SE, desembargador José dos Anjos, o presidente do CRCSE, Vanderson da Silva Mélo, a vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRCSE, Gilvânia Andrade do Nascimento e o representante da OABSE Jefferson Feitosa de Carvalho Filho. Estavam presentes profissionais contábeis, colaboradores do Tribunal e representantes de partidos políticos para conhecer e esclarecer as possíveis dúvidas.

Data: 19/09/2020 às 09h09