Contadora brasileira assume a Presidência da Associação Interamericana de Contabilidade

Por Rafaella Feliciano
Comunicação CFC

Brasil é o novo País na direção da AIC

_wp-content_uploads_2019_10_IMG_3556-768x512.jpg

A contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim assumiu, nesta terça-feira (22), a Presidência da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), em Cartagena, Colômbia. Esta é a primeira vez que uma mulher ocupa o cargo.

Na presença de mais de mil pessoas, Maria Clara agradeceu o novo desafio e disse que a principal meta da nova gestão é a integração dos países da América Latina para o fomento à transparência e ao combate à corrupção.

“Nos últimos anos, a corrupção atingiu níveis alarmantes em todo o mundo, impedindo o crescimento econômico e o desenvolvimento dos países. E estamos dispostos a encontrar mecanismos eficazes para reduzir esta prática, com políticas urgentes para o bom controle da coisa pública e dos recursos oriundos da sociedade”, ressaltou.

A presidente da AIC destacou a importância do papel do profissional da contabilidade no crescimento sustentável das economias. Segundo ela, os contadores são “agentes de transformação para a obtenção dos princípios de integridade organizacional e da defesa do interesse público”.

Maria Clara ainda afirmou que outro objetivo de sua gestão será a união com os demais organismos internacionais pelo aprimoramento da Contabilidade mundial. “Esta união de esforços entre as instituições ratifica o nosso dever de projetar a profissão contábil a um nível mais elevado e respeitável no contexto mundial”, concluiu.
O presidente da Federação Internacional de Contadores (Ifac), In-Ki Joo, prestigiou a posse da nova presidente da AIC e ratificou a importância da integração para o fortalecimento e desenvolvimento social e econômico dos países.

Ele parabenizou a América Latina pelos grandes esforços na padronização das normas internacionais de contabilidade e afirmou que o combate à corrupção precisa ser intensificado em um compromisso conjunto, com esforços complementares.

“É importante destacar que os avanços em transparência e em novos modelos de prestação de contas, como o Relato Integrado, é uma das estratégias para a melhoria das economias dos países, principalmente da América Latina”.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade também participou do evento e disse que a AIC possui um papel relevante ao integrar, representar e prezar pela qualificação dos contadores do continente americano.

“AIC vem protagonizando o despertar dessa cultura de resgate de valores, incentivando os países latino-americanos a adotarem boas práticas de transparência, acesso à informação e responsabilidade social corporativa”.

Zulmir Breda enfatizou o orgulho para o Brasil ao ter uma profissional, mulher e com grande legado na classe contábil assumindo a Presidência da Associação.

“Tenho certeza absoluta de que a presidente Maria Clara, com sua grande experiência na administração pública, além de sua trajetória virtuosa nas entidades de classe no Brasil, desenvolverá e difundirá as boas práticas no combate à corrupção na América Latina e Caribe, para que os países possam melhorar seus níveis de desenvolvimento econômico e social”.

Data: 23/10/2019 às 02h10