Coordenador nacional do Sped palestrará em Aracaju

Por Gilmara Moura - Ascom CRC/SE

Nos últimos anos, a Receita Federal do Brasil tem utilizado ferramentas tecnológicas, não só para facilitar o dia a dia do cidadão no atendimento das suas obrigações perante o fisco, como para servir de instrumento de controle das informações tributárias sob responsabilidade das empresas. Por isso, a RF introduziu o Sistema Público de Escrituração Digital, o Sped.

O 14º Fórum Sergipano de Contabilidade o tem como tema principal, uma vez que se trata de uma das mais importantes obrigações tributárias instituída pelo órgão federal. ?O Sped demonstra as evoluções sobre as regras relacionadas à Receita, sob a visão contábil e empresarial. Mostra ainda os reflexos nos cruzamentos eletrônicos de informações fiscais, e como esse cenário vem se modernizando, principalmente na relação entre o Estado e os contribuintes, tanto para pessoas físicas como as jurídicas?, observou Angela Dantas, presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE).

O projeto Sped teve início com a Nota Fiscal Eletrônica e, desde que foi criado, o fisco tem introduzido novas modalidades como: Sped Contribuições, Contábil, Fiscal e o e-Social, que ainda está em implantação e abrangerá toda a folha de pagamento das empresas.

No dia 7, Clovis Belbute participará do Fórum e falará sobre a importância da transparência no setor público e a auditoria eletrônica das informações fiscais e sobre o papel do Fisco no projeto Sped. Além disso, Belbute ministrará sobre as novidades e avanços no Sistema Público de Escrituração Digital e os novos projetos que estão sendo gestados no Sped, especialmente no que tange à RFB.

Data: 05/11/2014 às 05h35