CFC participa de evento sobre custos e qualidade no gasto público

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Martonio Alves Coelho, participou, na manhã desta quarta-feira (5), na sede da Escola de Administração Fazendária (ESAF), em Brasília, da abertura do IV Congresso Internacional de Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público.

O CFC, a Esaf e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) são realizadores do evento, que vai debater, de hoje até sexta-feira (7), as experiências de implantação e disseminação das boas práticas de gestão de custos e qualidade do gasto no setor público.

José Martonio destacou a participação da classe contábil, que, segundo ele, cumpre o papel de elo entre o órgão e o gestor. ?Nossa intenção é que esse profissional seja o orientador dos administradores públicos e que da sua consulta rotineira resulte uma nova cultura gerencial na administração dos recursos públicos, sobretudo na demonstração de dados confiáveis?.

Para se chegar à excelência dos gastos, segundo ele, é necessário um processo altamente dinâmico, que envolve profissionais dotados de várias expertises. ?No caso da contabilidade, estamos em busca de profissionais mais valorizados, cumpridores de suas obrigações com ética e responsabilidade e que, ao fazerem seus registros contábeis, gerem informações precisas e confiáveis no que diz respeito à aplicação dos recursos pertencentes ao povo?.

O presidente do CFC também destacou que a sociedade passou a exigir uma postura mais adequada na questão da eficiência. ?Com transparência, devemos garantir a todos os cidadãos acesso a informações a respeito das ações a serem praticadas pelos gestores, aquelas em andamento e as executadas em períodos anteriores, com ampla divulgação dos planos, diretrizes orçamentárias, orçamentos, entre outros?.

Além de José Martonio, participaram da abertura o acadêmico da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e ex-ministro do Planejamento (2004/2005) e da Previdência Social (2005/2007), Nelson Machado; o diretor geral da Esaf, Alexandre Ribeiro Motta; professor Yoshiaki Nakano, representante da Fundação Getúlio Vargas (FGV); o secretário federal de Controle Interno da CGU, Valdir Agapito Teixeira; Arno Augustin, secretário do Tesouro Nacional (STN) e a secretária Executiva do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Eva Maria Cella Dal Chiavon.

A programação do IV Congresso inclui palestras e painéis que têm por finalidade difundir a cultura de gestão de custos no Setor Público, em especial mediante uso do Sistema de Informações de Custos (SIC), gerenciado pelo Tesouro Nacional. Além da comunidade acadêmica e da sociedade civil, participarão do evento representantes dos órgãos setoriais de custos da União e demais usuários do SIC.

O evento é transmitido ao vivo no site www.custosnosetorpublico.net

Fonte: Por Elton Pacheco
RP1 Comunicação