Lançamento da Frente Parlamentar da Contabilidade Brasileira acontece em cerimônia na Câmara dos Deputados

Por Sheylla Alves
Comunicação CFC

Dia de comemoração para todos os profissionais da contabilidade do Brasil! Na manhã desta quarta-feira (14/6), aconteceu, no salão nobre da Câmara dos Deputados, a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira, fruto da bem-sucedida parceria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e com Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon), com apoio decisivo de todo sistema contábil brasileiro e parlamentares do Congresso Nacional.

FPS_5877-1-scaled.jpg

A Frente Parlamentar tem por objetivo estimular e valorizar a participação dos profissionais da contabilidade nas mais diversas discussões temáticas de interesse no país. Será um ponto estratégico de acompanhamento das tramitações de proposições legislativas, além de ser um espaço para que se forneça subsídio técnico e especializado em busca do aperfeiçoamento das legislações relacionadas à atuação contábil e às prerrogativas da classe.

Durante a solenidade, o presidente do CFC, Aécio Dantas, destacou que esse é um momento histórico para a profissão contábil brasileira e agradeceu a todos que contribuíram para que essa demanda fosse cumprida. "Em tempo recorde, conseguimos as 198 assinaturas necessárias para a criação da Frente. Gosto sempre de destacar o quanto a profissão contábil é de extrema importância. O mais importante agora é manter a Frente viva, trazer assuntos e temas, sempre mostrando o quanto o profissional da contabilidade pode contribuir em assuntos que hoje estão na ordem do dia do nosso país”, comentou.

FPS_5881-1-scaled.jpg

Ele também citou que temáticas como a Reforma Tributária, o Arcabouço Fiscal e projetos que visam fomentar o empreendedorismo, e até mesmo a economia em um contexto geral, tem o contador como parte indispensável em seus processos. “Nós precisamos ser ouvidos, essa Frente não será apenas um ambiente de discussão, de projetos relacionados à classe contábil, mas uma Frente que vai servir para utilizar da expertise da classe com o propósito de contribuir com as melhores decisões desse parlamento e o desenvolvimento econômico e social do nosso país”, ressaltou Aécio.

Na ocasião, também, estiveram presentes representantes de entidades contábeis do país e parlamentares que apoiaram a iniciativa.

Em sua fala, o presidente da Fenacon, Daniel Coêlho agradeceu todos os parceiros e destacou que essa será uma Frente que tem como objetivo promover melhorias para o país. "Uma frente parlamentar que vem muito a favor da nossa classe profissional em busca da defesa e dos interesses, tanto no segmento empresarial como de todos os profissionais. Sempre em busca de melhorias e de crescimento em nosso país. E aos representantes de classe agradeço a luta diária, muitos em seus estados"

FPS_5781-1-scaled.jpg

Já o presidente do Conselho de Administração do Ibracon, Francisco Sant’Anna, destacou que será um momento de os profissionais contribuírem de forma ativa para as demandas do Brasil. “A ideia de trazer para o Congresso e obter esse apoio, nos deixa muito orgulhosos e esperançosos de que vamos poder contribuir significativamente para o crescimento do nosso país. Quero lembrar que a Frente é algo puro e de interesse nacional, que tem pessoas de Norte a Sul nos apoiando em prol do interesse público brasileiro”, finalizou.

Na oportunidade, o grande apoiador da causa, o deputado federal, Júlio Cesar, em uso da palavra, enfatizou que, enquanto parlamentar, sua missão sempre foi atuar com resultados nas ações que defende, e que presidir a Frente é motivo de muito orgulho. “Tive o prazer de ser o indicado a presidir a Frente Parlamentar, essa que tem um papel importantíssimo na economia do Brasil, no setor privado, nas empresas. Mas quero dizer a todos que, desde a reforma da previdência, nós tivemos um papel muito importante de melhorar, simplificar e dar mais eficiência ao povo brasileiro”, contou.

O parlamentar também destacou que a Frente servirá para novas visões e novas propostas. “O que seria do Brasil e de suas empresas sem o contador? Nós vamos estar juntos para que possamos sempre apresentar proposituras que defendem a classe, mas também e, acima de tudo, o povo brasileiro e os que mais necessitam das ações desse setor. Então, será com muito orgulho que vou presidir essa Frente”, reforçou.

Confira a cartilha de lançamento da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira. Clique aqui.

Data: 15/06/2023 às 01h06