CRCSE, TRE/SE e OAB/SE realizam Seminário Estadual: Financiamento de Campanha e Prestação de Contas Eleitorais 2022
Por Ana Paula Machado /ASCOM CRCSE

Nos dias 8 e 9 de agosto, o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), por meio da Comissão de Estudo Sobre Contabilidade Eleitoral e Partidária, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Sergipe, realizaram, de forma híbrida, o Seminário Estadual: Financiamento de Campanha e Prestação de Contas Eleitorais 2022.

IMG_2719.JPG

Nas temáticas abordadas estiveram: Financiamento de campaha nas eleições 2022; a contabilidade eleitoral na qualidade da prestação de contas; Comissão eleitoral compromisso CFC/TSE; A mulher candidata; A personalidade jurídica do candidato; Obrigações cíveis e fiscais nas eleições; Os desafios do exercício profissional nas eleições de 2022; O contrato de prestação de serviços jurídicos e contábeis para as eleições de 2022; Orientações técnicas referentes às prestações de contas eleitorais; Arrecadação; Prestação de contas eleitorais: registro contábil, elaboração e envios à justiça eleitoral ; Julgamento das prestações de contas e diligências da justiça eleitoral; Os aspectos polêmicos da legislação eleitoral.

“Foi uma honra realizar o Seminário em mais um ano, um tema importantíssimo para os profissionais que lidam de perto com a eleição. Depois desse momento eu tenho certeza que os participantes saíram instruídos para melhor atender aos clientes. Nós temos Lei específica para os profissionais da contabilidade em relação a prestação de contas eleitorais, que só nós podemos fazer, então estar cada vez mais instruído e informado em relação ao assunto é primordial”, disse a presidente do CRCSE, Salete Barreto.

IMG_2808.JPG

O coordenador da Comissão de Estudo Sobre Contabilidade Eleitoral e Partidária, Elson Amorim Simões falou sobre a importância da classe contábil, da OAB e do Tribunal Eleitoral nas eleições.

“A Participação dos três entes que estiveram envolvidos no Seminário é importantíssima no processo democrático de direito, são três entidades que participam efetivamente desse processo, a classe contábil participando como agentes do registro e da informação, a OAB Sergipe com o processo judicial, em relação a prestação de contas e o TRE/SE dentro do processo de acompanhamento, paralelo a análise e julgamento dessas contas” disse o coordenador que também é membro da Comissão Nacional de Estudos da Contabilidade Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

IMG_2984.JPG

Segundo o Procurador Regional Eleitoral, Dr. Leonardo Cervino Martinelli, a função do contador é essencial na boa execução das eleições.

“Estou muito feliz em ter participado do evento, podendo transmitir a visão do Ministério Público e relação a temática, a função do contador no processo eleitoral é extremamente importante, na medida em que que será ele o responsável pela escrituração de todas as despesas de campanha”.

IMG_3135.JPG

Representando o presidente do CFC, Aécio Dantas, a conselheira Federal, Angela Dantas, ressaltou a importância do papel do profissional contábil no período eleitoral para os candidatos e para a sociedade.

“O CFC é parceiro nas eleições durante muitos anos, referendado pelo TSE, nós discutimos Lei, participamos efetivamente. Nós, juntamente com os profissionais do Direito somos responsáveis pelas prestações de contas com transparência que possamos estar atualizados, vigilantes para orientar nossos clientes a sociedade urge por esse momento”, ressaltou a conselheira.

O presidente da Comissão Eleitoral da OAB Sergipe, Rodolfo Siqueira, que esteve, na ocasião, representando o presidente da OAB Sergipe, Dr. Danniel Costa, falou sobre combate a notícias falsas e transparência nas eleições.

“Agradeço o honroso convite para participar desse evento, costumo falar com todos os candidatos e candidatas que essas eleições serão de combate as Fake News, da transparência e da boa atuação contábil, esses são pontos extremamente necessários para o correto andamento das eleições e são eventos dessa natureza que ajudam os profissionais a se capacitarem e fazer melhor uso disso”.

IMG_5522.JPG

Durante os dois dias foram 11 painéis, com palestrantes renomados e um público questionador que lotou o auditório do TRE/SE em busca de atualização. Para quem não pôde participar as palestras do evento encontram-se no canal do YouTube do CRCSE.

Data: 10/08/2022 às 05h08