Representantes de entidades contábeis se reúnem com presidente da Jucese para esclarecimentos sobre nota referente aos profissionais da contabilidade

No dia 22 de junho a classe contábil sergipana se deparou com uma matéria veiculada no site e nas redes sociais da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), na qual relatava, entre outros pontos, que 84% dos atendimentos efetuados no call center da instituição são de contabilistas e que isso mostra que a classe deve ser melhor capacitada para atender as demandas dos seus clientes.

Diante das informações divulgadas e da inconformidade em relação aos dados, na manhã desta quinta-feira, 30, representantes de entidades contábeis estiveram na Jucese para reunião com o presidente Marco Freitas e explicações sobre os dados veiculados.

“Sempre fomos grandes parceiros da Junta Comercial, nós, profissionais da contabilidade somos os que mais procuram a Jucese para o melhor andamento dos nossos serviços, fomos na entidade conversar pessoalmente com o presidente para que as informações que foram passadas na matéria fossem explicadas, levando em consideração que nós, que estamos a frente das entidades contábeis de Sergipe sempre tivemos como carro chefe a educação continuada e aperfeiçoamento dos nossos profissionais”, comentou a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), Salete Barreto.

Durante a reunião o Presidente da Jucese, Marco Freitas, reconheceu que houve um erro no posicionamento das informações divulgadas e se mostrou disposto a formular um evento junto às entidades contábeis para alinhamento de informações para que as entidades contábeis e o órgão siga em parceria.

“Foi uma veiculação infeliz, pedimos desculpas pela forma como chegou aos profissionais da contabilidade que são grandes parceiros da Junta Comercial. Depois dessa reunião vamos firmar ainda mais nossa parceria para que possamos apresentar melhorias para os profissionais e reduzir o fluxo de procura aqui na Jucese”, explicou o presidente da Jucse Marco Freitas.

Para o presidente do Sescap/SE, João Izaias, a reunião serviu para que os órgãos entendessem a necessidade de caminhar juntos para melhor atender a classe. “Estivemos reunidos, as entidades contáveis na Junta para cobrar esclarecimentos em relação a nota que nos deixou surpresos, sendo a Junta e os profissionais da contabilidade grandes parceiros. O presidente Marco reconheceu a falha e se comprometeu a estar sempre alinhado com a classe para o melhor exercício da profissão”, disse.

Ex-presidente do CRCSE, a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Angela Dantas, falou sobre a importância das entidades serem parceiras e que os profissionais da contabilidade são a chave mestra para o desenvolvimento da sociedade.

“Tivemos uma reunião muito produtiva com o presidente da Junta Comercial onde fomos estabelecer e esclarecer alguns pontos sobre a nota vinculada e que criou um ambiente de descontentamento, mas por existir uma parceria forte entre as entidades, tudo ficou bem esclarecido e fortalecido. Durante a reunião mostramos o descontentamento, mas ao mesmo tempo reconhecemos que quando existe falha na comunicação isso tem que ser aparado, saímos da reunião com a parceria ainda mais fortalecida e com a certeza de que a classe colabora enormemente com o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país”, frisou.

Participaram da reunião o representante do CRCSE no Colégio de Vogais, Rogério Teles, os vice-presidentes do CRCSE, Jorge Luiz dos Santos e Jenilton Gomes, a conselheira do CRCSE, Edvânia Alves, a diretora de registro mercantil, Cristina Melo e o procurador Alexandre Augusto Rocha Soares.

Íntegra da nota de retratação da JUCESE

A respeito da matéria “Profissionais da contabilidade representam 84% dos atendimentos do Call Center da Jucese” divulgada ontem em nosso perfil em uma rede social e no site institucional da Junta, esclarecemos que, em nenhum momento, houve a intenção de criticar a qualificação dos profissionais da contabilidade de Sergipe. A reportagem mostra apenas a necessidade de aprimorarmos a relação Jucese e categoria para a melhoria dos procedimentos de abertura de empresas. A Jucese mantém com toda a categoria e com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o maior respeito e uma relação harmoniosa construída ao longo dos anos, com a consciência de que se trata do profissional que mais utiliza dos nossos serviços e são essenciais para o alcance das metas implementadas pela Junta. Continuaremos estabelecendo novas parcerias com o objetivo de trazer benefícios para a categoria e o empresariado sergipano.

Data: 30/06/2022 às 02h07