CRCSE comemora dia do Profissional da Contabilidade com palestras sobre saúde e espiritualidade
Por Ana Paula Machado
ASCOM CRCSE

Em 25 de abril é comemorado o dia do Profissional da Contabilidade, depois de realizar eventos comemorativos em alusão a data durante dois anos de forma on-line, este ano o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE), realizou evento de forma presencial e trouxe para os participantes a importância de cuidar do corpo, da mente e da espiritualidade, o ‘Conexão: Saúde e Espiritualidade”.

WhatsApp Image 2022-04-25 at 09.23.57.jpeg

A programação do evento contou com descerramento da foto do ex-presidente da casa, Vanderson Mélo, diálogo ecumênico com o diácono Francisco Guimarães, o pastor Cláudio Couto Aguiar e a palestrante espírita Maria Célia de Oliveira Araújo e palestra sobre ‘A importância da atividade física”, com o educador físico, Anderson Góis.

“Esta data é muito importante e não poderíamos deixar passar sem realizar um evento, sem nos vermos e trazer informação para os nossos profissionais. Foi pensando em tudo que aconteceu nos últimos anos que decidimos realizar um evento voltado a saúde e a espiritualidade, por entendermos que todos nós necessitamos alinhar o corpo e a mente para viver de uma forma melhor”, explicou a presidente Salete Barreto.

WhatsApp Image 2022-04-25 at 09.23.59 (1).jpeg

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que já ocupou também a presidência do CRCSE, Aécio Dantas, ressaltou a importância dos profissionais da contabilidade para a sociedade.

“Temos muito a comemorar e muito a avançar também, nós nos reinventamos na pandemia, buscamos novas formas de trabalhar, começamos a entender que a tecnologia se transformou num grande aliado e jamais um concorrente do profissional. Temos convicção que sempre fomos importantes para a sociedade, mas que nesse momento de retomada seremos cada vez essenciais”.

A presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Gomes Santiago, salientou a relevância dos profissionais sergipanos estarem representados de forma nacional.

“Parabenizamos todos os profissionais da contabilidade pelo empenho e dedicação a classe, temos construído um legado muito importante, tanto na contabilidade regional, quanto nacional. É uma honra representar a FBC nesta data tão importante para todos nós e dentro da casa do contador em minha terra”.

Durante as comemorações, foi descerrada a foto do ex-presidente do CRCSE, Vanderson Mélo, que ficou à frente do regional na gestão 2018-2021 na galeria de presidentes do Conselho.

WhatsApp Image 2022-04-25 at 09.23.59.jpeg

“Fico muito lisonjeado em estar aqui nesse momento e agradeço a escolha desse dia tão importante para que minha imagem figure na galeria de presidentes. É um legado de todos nós que construímos o CRCSE. Obrigado!”, agradeceu o ex-presidente.

O presidente do Sescap/SE João Izaias Andrade Oliveira, que também compôs a mesa de trabalhos, falou sobre as entidades da classe estarem unidas para melhor atender os profissionais sergipanos.

“Precisamos seguir trabalhando unidos para fortalecer a nossa classe, as entidades unidas fazem com que os nossos profissionais estejam sempre atualizados e possam se sentir parte do sistema”.

O evento contou com a participação de profissionais, conselheiros, coordenadores de comissão e ex-presidentes do CRCSE.

WhatsApp Image 2022-04-26 at 16.44.25.jpeg

A data

Em 25 de abril de 1926 o senador João Lyra Tavares defendeu a regularização da profissão contábil no Brasil e a data surgiu em sua homenagem, sendo ele considerado o patrono da contabilidade brasileira.

A regulamentação da profissão, no entanto, só aconteceu com o decreto nº 20.158, de 30/6/1931, oficializando as ciências contábeis no brasil. O dia da contabilidade foi oficialmente criado a partir da lei estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979.

Até o mês de abril de 2012, o dia da contabilidade era chamado de dia do Contabilista, mas, a partir desta data o Conselho Federal de Contabilidade determinou a alteração do termo contabilista para “Profissional da Contabilidade”.

Data: 26/04/2022 às 04h04