Confira a programação da Conecon e inscreva-se no evento online gratuito
Compartilhar:

Os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) da região nordeste se reuniram para promover a Conexão Nordeste de Contabilidade (Conecon), entre os dias 21 e 23 de outubro. O evento é online e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site http://conecon2020.com.br/evento/. Além dos profissionais contábeis e de outras áreas, estudantes também podem participar.

Com uma vasta programação, que oferta cursos, minicursos e palestras, dividida nas trilhas Transforme, Inove, Desenvolva e Recomece, a Conecon traz palestrantes renomados na profissão contábil brasileira, debatendo assuntos importantes na atualidade.

Confira a programação abaixo:

 

Dia 21/10 (quarta-feira) – Das 9h às 12h

Trilha TRANSFORME

CURSO: GESTÃO DE DÍVIDAS E RECEBÍVEIS NO PÓS-PANDEMIA

Horário: 9h
Palestrantes: Nverson Da Cruz Oliveira

Conteúdo programático: Desafios para pequenas e médias empresas; Análise de demonstrações financeiras; Índices de Liquidez; Análise de giros e prazos;  Ciclo operacional;
• Ciclo financeiro; Estudo de caso; Gestão de contas a pagar e receber no pós-pandemia.

Trilha INOVE

CURSO: OS IMPACTOS DAS VERBAS E SUAS INCIDÊNCIAS NO SETOR PESSOAL

Horário: 9h
Palestrante: Sergio Ricardo Vieira Rezende

Conteúdo programático: Conceito de empregado e empregador; Salário; Princípio da
intangibilidade; Princípio da irredutibilidade salarial; In dubio pro operário; Salário in natura; O que caracteriza o salário in natura; Descontos legais e folpag; Verbas de natureza salarial ;  Verbas de natureza indenizatórias ; Práticas de incidências nos pagamentos feitos a empregados (INSS, FGTS, IR); Práticas de não incidências nos pagamentos feitos a empregados ( INSS, FGTS, IR); Caso prático.

Trilha RECOMECE

CURSO: DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

Horário: 9h
Palestrante: Umbelina Cravo Teixeira Lagioia

Conteúdo programático: Fluxo de caixa, conceitos; Projeção do fluxo de caixa: diário, mensal e anual; Métodos de elaboração. Demonstração do fluxo de caixa; Caixa X Competência:  Objetivos do Fluxo de Caixa.Objetivos da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC); Orçamento de Caixa; Elaboração do Fluxo de Caixa; Índices Financeiros e sua relação com o Caixa das organizações;

 

Trilha DESENVOLVA

CURSO: USO DE TECNOLOGIAS PARA AULAS DIGITAIS

Horário: 9h
Palestrante: Liêda Amaral de Souza

Conteúdo programático: A importância e o uso da gamificação no ensino das Ciências Contábeis; Tecnologias para metodologias ativas; Quais games utilizar; Como gamificar a sala de aula.

Dia 21/10 (quarta-feira) – Das 15h às 18h

Trilha TRANSFORME

MINICURSO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

Palestrante: André Luís Barbosa dos Santos

Conteúdo programático: Elementos de custo e sua
importância; Fundamentos da Gestão de Custos; Contabilidade de custos: visão tradicional x gestão estratégica de custos; Custo / Volume / Lucro – noção intuitiva; Ponto de Equilíbrio; Preço x Valor; Markup; Custo Alvo / Custo da qualidade / Custos de concorrentes; Aspectos Tributários e de faturamento líquido e a formação de preço; Formação de preço: Comércio e Serviço; Fatores internos e externos para a formação de preço; Aspectos mercadológicos, tributários e financeiros ligados à política de preços; Conhecimento sobre valor percebido pelo consumidor; Técnicas para elaboração de política de preços.

 

Trilha RECOMECE

MINICURSO: SIMPLIFICANDO O ICMS

Palestrantes: Deborah Marinho de Barros Perez Farias

Conteúdo programático: Conceitos Introdutórios; LC 87/96; Incidência e Não Incidência; Base de Cálculo; Não Cumulatividade; Variantes; Fiscalização; Principais cuidados.

Trilha INOVE

MINICURSO: COMPLIANCE ESTRUTURAL

Palestrantes: Sérvulo Mendonça e Luiz Fernando Nóbrega

Conteúdo programático: Compliance como metodologia de gestão; Entendimento da Curva ABC de clientes; Entendimentos dos perfis profissionais a disposição da empresa e sua correlação com os clientes; Análise de processos (tradicional e ágil); Ética.

 

Trilha DESENVOLVA

MINICURSO: PRESTAÇÃO DE CONTAS ELEITORAIS

Palestrantes: Lígia Regina Carlos Limeira e Alex Santos Almeida

Conteúdo programático: Regras concernentes à elaboração da prestação de contas eleitoral, por partidos políticos e candidatos participantes das Eleições 2020;  O que observar; Como elaborar; A quem endereçar; Forma e procedimentos; Prazos; Sanções previstas; Recursos; Fiscalização.

Dia 21/10 (quarta-feira) – Das 18h30 às 19h30

 

ABERTURA SOLENE
Presidente do CFC – Zulmir Ivânio Breda
Presidente da AIC e ABRACICON – Maria Clara Bugarim
Presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade – Adeildo Osório de Oliveira

Os Presidentes dos Conselhos Regionais do Nordeste:
ALAGOAS – José Vieira dos Santos
BAHIA – Antonio Carlos Ribeiro da Silva
CEARÁ – Robinson Passos de Castro e Silva
MARANHÃO – Sergio Murilo Cruz de Oliveira
PARAÍBA – Brunno Sitônio Fialho De Oliveira
PERNAMBUCO – Maria Dorgivania Arraes Barbará
PIAUÍ – Regina Claudia Soares do Rêgo Pacheco
RIO GRANDE DO NORTE – Erivan Ferreira Borges
SERGIPE – Vanderson da Silva Mélo


Palestra Magna – GESTÃO DO PRESENTE, DO FUTURO E A GESTÃO INOVAÇÃO. CONTADOR, QUAL CAMINHO A SEGUIR?

Palestrante: Gil Giardelli

Dia 22/10 (quinta-feira) – Das 9h às 12h

Trilha TRANSFORME

MINICURSO: CONTRATAÇÕES PÚBLICAS EM TEMPO DE CORONAVÍRUS

Palestrante: Marcus Vinicius Reis de Alcântara

Conteúdo programático: Regras de Direito Provisório para o enfrentamento do Coronavírus: Lei 13.979/2020, MP 961 (PLV nº 36/2020), EC 106, LC 173.

 

Trilha INOVE

MINICURSO: BPO FINANCEIRO

Palestrante: Luiz Correa

Conteúdo programático: Benefícios do BPO financeiro para a empresa contábil: Aumento de eficiência e produtividade; Informações mais rápidas e precisas; Aumento da segurança jurídica; Valor agregado aos seus serviços; Aumento de receita; Segurança financeira; Otimização da gestão de documentos; Benefícios do BPO financeiro para o cliente: Informações mais rápidas e tomadas de decisões mais fáceis; Redução de gastos; Aumento de produtividade; Mais clareza e previsibilidade; Segurança financeira; Especialistas à disposição; Gestão de documentos.

 

Trilha RECOMECE

MINICURSO: ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA E JUROS EM CÁLCULOS PERICIAIS – CÍVEIS

Palestrante: Geraldo José Moura de Almeida Braga

Conteúdo programático:  Formas e Fórmulas matemáticas aplicadas no excel para correção
monetária; Construção Tabelas Correção Monetária Justiça Estadual (condenações em geral e Fazenda Pública); Construção Tabela SELIC; Construção Tabelas Correção Monetária para atendimento de indexadores determinados judicialmente; Estudos de Casos Práticos com liquidações de Sentenças; Danos Materiais na liquidação de Sentença; Danos Morais na liquidação de Sentença; As Possíveis Penalidades do Excesso de Execução, pelo Código Civil e Código de Processo Civil.

 

Trilha DESENVOLVA

MINICURSO: TECNOLOGIAS PARA GESTÃO DE EMPRESAS CONTÁBEIS

Palestrante: Radna Rayanne Medeiros Rocha

Conteúdo programático: O fim da escrituração contábil feita manualmente; Armazenamento virtual das informações contábeis; Processos de emissão de notas fiscais automatizados; Envio de informações para o Fisco através de plataformas online.

Dia 22/10 (quinta-feira) – Das 14h às 15h30

 

Trilha INOVE

CONTABILIDADE – VISÃO DE FUTURO – COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

Palestrantes: Catarina Beda Oliva do Amaral, Sabrina Carla Paes Viana e Aline Portella

Conteúdo programático: Contabilidade – Mudanças – Inserção no mercado. Visão de Futuro do Profissional da contabilidade; Empreendedorismo Feminino; Papel da mulher n empreendedorismo contábil; Protagonismo feminino na contabilidade; Papel das estudantes de contabilidade na mudança de cenário; Mulher em seu lugar de fala; Gestão do tempo da empresária contábil; A importância das redes sociais para posicionamento feminino.

 

Trilha TRANSFORME

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Palestrante: Luciano de Pádua Macário e Fernando Marcio Souza Sampaio

Conteúdo programático: Ambientando o modelo mental na era digital;  De onde vem essa pressão? O que adotar e seus principais desafios na Transformação Digital; Mundo Digital na prática; Como mapear o perfil do cliente e saber a tecnologia certa à aplicar; Gerando valor real ao seu cliente; Quais são os problemas na ótica do valor, e quais primeiros passos; Modelo organizacional; Small Business – chaves do projeto; A nova ótica do empresário moderno.

 

Trilha RECOMECE

INOVAÇÕES E LIDERANÇA HUMANIZADA

Palestrantes: Telma Ayres e Luiz França

Conteúdo programático: Pessoas e Plano de Inovação; Atributos da Liderança Inovadora: Maturidade / Visão Integral / Compreensão do impacto do fator Humano / Práticas estabelecidas para o desenvolvimento das pessoas.

 

Trilha DESENVOLVA

INTELIGÊNCIA DE DADOS E MALHAS FISCAIS

Palestrante: Edgar Madruga Teixeira Júnior

Conteúdo programático: As origens do Tributário “digital”; Estratégias e Controles; Andamento das Políticas de Auditoria Fiscais; Processos de coleta e estrutura de busca de dados e informações fiscais; Características e Cruzamentos; Riscos e oportunidades ; Os segredos para a correta implantação de compliance tributária ; Cuidados operacionais.

Dia 22/10 (quinta-feira) – Das 15h30 às 17h

 

Trilha INOVE

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E NOVAS TECNOLOGIAS

Palestrante: Fernando Buarque de Lima Neto

Conteúdo programático: As revoluções da Humanidade;  Conceitos e definições importantes;
As novas tecnologias da 4a revolução; Desafios e oportunidades; Reflexões para o Contabilista 4.0.

 

Trilha TRANSFORME

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DISRUPTIVAS

Palestrante: Prof . ACR e Liêda Amaral de Souza

Conteúdo programático: Tecnologias Educacionais Disruptivas; Cenários educacionais. Uso de metodologias ativas de aprendizagem; Estratégias e conceitos chave. Uso de ferramentas de engajamento; Mudança de mindset. Disrupção e a geração Millennial. Tecnologia emergentes e disruptivas.

 

Trilha RECOMECE

LGPD E SUA APLICAÇÃO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

Palestrantes: Heloísa Hommerding

Conteúdo programático: Vigência da LGPD; O que é e qual a importância da segurança dos dados nas relações de trabalho; O papel do DPO (data protection officer); Que medidas deve o empregador adotar na proteção dos dado sensíveis do empregado que já estão na sua posse; Impactos da LGPD no compliance trabalhista.

 

Trilha DESENVOLVA

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA

Palestrantes: Gilmar Mendes e José Maia

Conteúdo programático: Atualizações na CTPS DIGITAL; Lei da Liberdade Econômica; Prorrogação do eSocial; Alterações no Seguro Desemprego; Recontratação de Funcionário; Suspensão do Contrato e Redução de Jornada e Salário.

Dia 22/10 (quinta-feira) – Das 15h30 às 17h     

   

Trilha INOVE

EMPREENDEDORISMO CONTÁBIL

Palestrantes: Rui Cadete

Conteúdo programático: Mais de 30 anos de pesquisa e estudos sobre negócios e gestão, lendo centenas de livros e os mais diversos exemplares de informativos sobre o
tema, além de participação de vários treinamentos por ano com a presença de palestrantes nacionais e internacionais. E a própria experiência por praticar no grupo empresarial Rui Cadete as inovações em relação as teorias sobre gestão desenvolvidas nos principais centros sobre gestão a nível mundial. Por 20 anos que participo do HSM Expo Management evento de importância mundial na área de negócios.

 

Trilha TRANSFORME

AUDITORIA CONTÁBIL NO SETOR PÚBLICO

Palestrantes: Inaldo da Paixão Santos Araújo e Vitor Maciel dos Santos

Conteúdo programático: Desafios na Implantação das Normas Internacionais de Auditoria no Brasil; O papel dos Tribunais de Contas na avaliação de políticas públicas; Aplicabilidade da Auditoria Contábil do Setor Público como instrumento de aferição de fidedignidade das contas públicas; e Auditoria Contábil no setor públicos: desafios e expectativas.

 

Trilha RECOMECE

NORMAS E PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PARA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E APURAÇÃO DE HAVERES

Palestrantes: Audrey Souza e Salvina Lopes Lima Veras

Conteúdo programático: Conceitos introdutórios: preço, valor, avaliação de empresas;
 Fundamentos legais e jurisprudenciais: avaliação de empresas e apuração de haveres;
 Balanço Patrimonial, Balanço Especial e Balanço de Determinação; Procedimentos técnicos e científicos para apuração de haveres e avaliação de empresas; Investigação contábil – “due diligence”; Considerações finais.

 

Trilha DESENVOLVA

CONTABILIDADE ELEITORAL

Palestrantes: Brunno Sitonio, Guilherme Sturm e Elson Amorim Simões

Conteúdo programático: Prestação de Contas Eleições 2020; Arrecadação;  Gastos; Prestação de Contas

Dia 22/10 (quinta-feira) – Das 19h30 às 21h

 

Trilha INOVE

FINANÇAS COMPORTAMENTAIS

Palestrantes: Marlize Alves e Wenner Glaucio Lopes Lucena

Conteúdo programático: Finanças Pessoais: Conceitos básicos de finanças pessoais – Pai Rico Pai Pobre (Ativo e Passivo); Histórico brasileiro; Fórmula ideal financeira; Comportamento Humano: Ações e comportamentos financeiros (a corrida dos ratos); Pensamentos e crenças
Finanças Comportamentais: Sonhos como prioridade; Investir em ativos; Comportamentos assertivos financeiros.

 

Trilha TRANSFORME

ATUALIZAÇÕES DO E-SOCIAL, EFD-REINF E DCTF WEB

Palestrante: Danilo Lollio

Conteúdo programático: Atualizações do E-Social, EFD-REINF e DCTF WEB: A palestra terá como objetivo a Finalidade do Projeto; como se preparar para a implantação; como evitar multas administrativas por parte da fiscalização; Layout dos arquivos envolvidos; Principais blocos e registros; Cruzamento de informações.

 

Trilha RECOMECE

AUDITORIA

Palestrante: Idésio Coelho e Eduardo Pocetti

Conteúdo programático: Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas :
I – de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica – NBC TA – são as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à Auditoria convergentes com as Normas Internacionais de Auditoria Independente emitidas pela IFAC;
II – de Revisão de Informação Contábil Histórica – NBC TR – são as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à Revisão convergentes com as Normas Internacionais de Revisão emitidas pela IFAC;
III – de Asseguração de Informação Não Histórica – NBC TO – são as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à Asseguração convergentes com as Normas Internacionais de Asseguração emitidas pela IFAC;
IV – de Serviço Correlato – NBC TSC – são as Normas Brasileiras de
Contabilidade aplicadas aos Serviços Correlatos convergentes com as Normas Internacionais para Serviços Correlatos emitidas pela IFAC.

 

Trilha DESENVOLVA

RELATO INTEGRADO E SUSTENTABILIDADE

Palestrante: Vânia Maria da Costa Borgerth

Conteúdo programático: O Relato Integrado é uma plataforma de reporte corporativo que integra informação financeira (contábil) com a não financeira, resultando e maio transparência tanto interna quanto externamente. O Relato Integrado muda a cultura de reportar, demandando informações sobre geração de valor ao longo do tempo de forma concisa e completa. Trata-se do futuro dos relatórios corporativos e uma grande oportunidade para os profissionais da área contábil

Dia 23/10 (sexta-feira) – Das 9h às 11h

MINICURSO: ATIVOS NÃO FINANCEIROS

Palestrante: Sonia Maria da Silva Gomes

Conteúdo programático: O minicurso trará o Caso de ensino: Open Safari e as NBT TG discriminadas abaixo:
• NBC TG – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório
Contábil-Financeiro- Resolução CFC N.º 1.374/11;
• NBC TG 04 (R3) – Ativo Intangível;
• NBC TG 27 (R4) – Ativo Imobilizado;
• NBC TG 07 (R2) – Subvenção Governamental;
• NBC TG 23 (R2) – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação
de Erro;
• NBC TG 15 (R4)– Combinação de Negócios;
• NBC TG 29 (R2) Ativo Biológico e Produto Agrícola;
• NBC TG 46 (R2) – Mensuração do Valor Justo.

MARKETING CONTÁBIL DIGITAL

Palestrante: Zenaide Carvalho

Conteúdo programático: Marketing – Do tradicional ao Digital: Posicionamento e Diferenciação; Nicho de Mercado e Persona; Alinhamento de Marketing e Vendas; Funil de Vendas e de Conteúdo; Marketing em Mídias Sociais; Prática de Instagram para Empresas Contábeis.

Dia 23/10 (sexta-feira) – Das 9h às 12h

SEGURANÇA DE DADOS

Palestrante: Fernanda Rodrigues de Lima

Conteúdo programático: O que é Compliance?; Qual é o papel do contador?; Lei Geral de Proteção de Dados nas relações de trabalho; Dados pessoais; Princípios; Portabilidade; Do término do tratamento de Dados; Das sanções administrativas; Ações judiciais individuais e coletivas; DPO;  Boas práticas de governança.

SPED FISCAL

Palestrante: Danilo Lollio

Conteúdo programático

• Histórico e legislação aplicável;
• Guia prático de EFD – análise;
• Escrituração fiscal digital de entradas de mercadorias;
• Escrituração fiscal digital nas Saídas de mercadorias;
• Utilização dos registros C100/C170/C190;
• Escrituração fiscal da Apuração;
• Da entrega do Arquivo – forma de preenchimento e campos obrigatórios.

Dia 23/10 (sexta-feira) – Das 11h às 13h

CONTABILIDADE E STARTUPS – OPORTUNIDADE DE EMPREENDER E REINVENTAR-SE

Palestrantes: Diego de Aquino Pereira e Marilia Augusta Raulino Jácome

Conteúdo programático: Contabilidade e Startups: Oportunidade de empreender e reinventar-se; Contextualização da contabilidade e o perfil do contabilista no Brasil; Desafios do contabilista frente ao mercado atual; Importância do profissional da contabilidade; Disrupção tecnológica e inovação; Mercado Brasileiro das Startups; Empreendedorismo entre contabilistas.

A IMAGEM PROFISSIONAL NAS REDES SOCIAIS

Palestrante: Rafaella Feliciano

Conteúdo programático: A importância da Comunicação Não Verbal; O corpo fala; Expressões gestuais e seus significados; Dicas de imagem – media training on-line; Uma imagem fala mais que mil palavras e 5 mil memes; De olho na foto; Dicas de discurso para as redes sociais – media training on-line; Como gravar um vídeo para as redes; A importância da produção de conteúdo; Na etiqueta; Conhecendo as ferramentas de videoconferência; Regras básicas para eventos virtuais.

Dia 23/10 (sexta-feira) – Das 14 às 15h30

 

TRANSFORME

CONTABILIDADE COM SIGNIFICADO: UMA ABORDAGEM ORIENTADA NAS PESSOAS PARA CONDUÇÃO DOS NEGÓCIOS

Palestrantes: Lorena de Andrade Pinho

Conteúdo programático: O tema será abordado através do: O que é “dar significado” as coisas?;  A visão holística do negócio Contábil; O novo papel desempenhado pelos envolvidos no negócio – colaboradores, clientes e empresários;A disruptura do modelo de negócio das empresas de Contabilidade – do “DARF” à entrega de valor; A mudança de pensamento e postura do empresário na condução do negócio com significado.

 

Trilha RECOMECE

CONTANDO HISTÓRIA POR MEIO DO LAUDO PERICIAL: ESTRUTURAÇÃO E O SEU DEVER INFORMACIONAL

Palestrantes: Sandra Batista e Antonio das Neves

Conteúdo programático: Artigos 149, 156 e 473 do CPC NBCs TP 01 Perícia Contábil (R1).

 

Trilha INOVE

COMO OTIMIZAR AS REDES SOCIAIS

Paletrante: Tales Simões

Conteúdo programático: História das redes socais;  O papel das redes sociais nos dias de hoje;
Como escolher uma rede social para a minha empresa; Como engajar nas redes sociais: Cases de sucesso e fracasso;  Redes sociais para escritórios contábeis.

 

Trilha DESENVOLVA

ASPECTOS RELEVANTES DA CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

Palestrante: Paulo Henrique Feijó e Diogo Duarte

Conteúdo programático: Prazos de implantação da contabilidade patrimonial – PICP; Controle do ativo imobilizado; Inventário de bens móveis e imóveis; O papel do contador na gestão patrimonial; Princípio da segregação de funções; Aspectos práticos do controle patrimonial; A Conciliação Bancária como Instrumento de Controle e Fidedignidade de Informação Contábil;
A Fidedignidade da informação Contábil nas Normas Internacionais; Níveis de Maturidade na Gestão das Finanças Públicas; Caixa e Equivalentes de Caixa no PCASP; Pilares da Modernização de Processos; Conta Única do Tesouro: vantagens, controle dos fluxos de ingressos e saídas; Processo de Conciliação Bancária: Conceito, Características, Periodicidade e Diretrizes; Bases para a Reforma da Gestão das Finanças; Controle por Fonte de Recursos.

Dia 23/10 (sexta-feira) – Das 15h30 às 17h

 

Trilha TRANSFORME

TRIBUTOS – SIMPLES NACIONAL

Palestrantes: Francisco Orlando Silveira Pereira e Angela Andrade Dantas Mendonça

Conteúdo programático: Tributos – Simples Nacional; Este painel abordará as vedações ao Ingresso no Simples Nacional: Opção ao Regime de Tributação Simples Nacional; Regime de Caixa ou Competência; Cálculo do Simples Nacional; Fator R; Limites e sublimites; Limites Proporcionais no Início de Atividades; Excesso de Receita Bruta no Inicio de Atividade; Empresas Que Excederam o Limite de Faturamento; Exclusão do Regime a Nível Estadual e Municipal.

 

Trilha RECOMECE

TRANSFORMANDO ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE EM EMPRESAS LUCRATIVAS ATRAVÉS DA BOA GESTÃO

Palestrantes: Anderson Luis Lima Da Silva

Conteúdo programático: Agindo para combater os principais pontos fracos dos escritórios de
contabilidade: Precificação dos serviços; Despesas com pessoal; Inadimplência; Inoperância comercial; Implantando um modelo de gestão simples e eficaz para os escritórios de
contabilidade: Nível Estratégico – Planejamento Estratégico;  Nível tático – Gerenciamento Pelas Diretrizes; Nível Operacional – Gerenciamento da Rotina do Trabalho Diário.

 

Trilha INOVE

O PAPEL DA CONTABILIDADE NA SUSTENTABILIDADE E TRANSPARÊNCIAS AS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Palestrante: Marcelo Monello e José Eduardo Sabo

Conteúdo programático: Contextualização do 3º Setor; Contabilidade e as entidades de interesse público e social; Normas Contábeis aplicada; Auditoria como ferramenta de gestão e transparência; Títulos e qualificações publicas das entidades do 3º setor e o papel da
contabilidade; Parcerias com a administração pública nos serviços de atendimento – Marco Regulatório; Prestação de contas – accountability.

 

Trilha DESENVOLVA

O FUTURO DA EDUCAÇÃO CONTÁBIL

Palestrante: Gerlando Augusto Sampaio Franco de Lima e Iracema Raimunda Brito Neves Aragão

Conteúdo programático: Essa palestra visa analisar o futuro da educação contábil e os paradigmas realizados pré e pós pandemia. Trará o processo de ensino com novas didáticas mais eficazes utilizadas em algumas universidades, sobretudo na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.

Dia 23/10 (sexta-feira) – Das 18h às 19h30

 

Trilha TRANSFORME 

GOVERNANÇA E COMPLIANCE

Palestrante: Luís Fernando Nóbrega

Conteúdo programático: Contexto atual dos controles fiscais e financeiros, lavagem de dinheiro e corrupção; O enforcement internacional e nacional no combate à evasão fiscal, corrupção e lavagem de dinheiro; O programa de integridade (Compliance), pilares, premissas e efetividade.

 

Trilha RECOMECE

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Palestrante: Felipe Guerra

Conteúdo programático: Gestão Tributária; Técnicas e Ferramentas; Planejamento Tributário; Etapas do Planejamento; Case Prático.

 

Trilha INOVE

LIDERANÇA CONTÁBIL CONECTADA

Palestrante: Prof. ACR

Conteúdo programático: Liderança – conceitos; Interação: funcionários – cientes e outros stakeholders; Liderança influente. Liderança e conectividade; Sentir Pensar e Agir na Liderança conectada; O Líder contábil e sua atuação de forma eficaz no mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA) e sua visão de futuro.

 

Trilha DESENVOLVA

REFORMA TRIBUTÁRIA

Palestrante: Marcelo Neeser Nogueira Reis

Conteúdo programático: PEC 45/2019 e 110/201

Dia 23/10 (sexta-feira) – Das 19h30 às 21h

 

Trilha TRANSFORME

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO MERCADO CONTÁBIL

Palestrante: José Carlos Fortes

Conteúdo programático: Mudanças Digitais nas organizações contábeis. O que muda. Cuidados com as transformações. Comportamento nas mudanças digitais. Transformando as empresas contábeis.

 

Trilha RECOMECE

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DOS DADOS – LGPD

Palestrante: Alexandre de Oliveira Uchôa Cavalcanti

Conteúdo programático: LGPD – Lei Geral de Proteção; Conteúdo; Linhas gerais sobre a LGPD; A LGPD e os impactos nas empresas contábeis/ Como o profissional da contabilidade e as empresas contábeis devem se adequar; Bases legais para o tratamento de dados; Diferença entre controlador e operador; Criação de comitês de segurança da informação; Protocolos de redução de risco de incidentes; Responsabilidade solidária com parceiros; O Compliance deve envolver TI, Jurídico e Processos.

 

Trilha INOVE

GESTÃO DIGITAL DE ALTA PERFORMANCE EM EMPRESAS CONTÁBEIS

Palestrante: Maria Lúcia Garcês

Conteúdo programático:

A) Uma breve história da evolução tecnológica na contabilidade: Da calculadora manual 4 operações a era dos dados em nuvem;
B)Jornada da transformação digital: Processos; Tecnologias ;  Pessoas;
C) Empresas contábeis inovadoras: Times de alta performance; UX – experiência do usuário; Empresas com Proposito massivo transformador; Plataformas.

 

Trilha DESENVOLVA

ÉTICA DO DEVER

Palestrantes: Maria Clara Cavalcante Bugarim, Ana Tércia Lopes Rodrigues e Adriana Araújo

Conteúdo programático:  Resolução CFC 803/96; Proibição e valor de serviço;  Código de Ética do Contador; Novo código de ética profissional do contador; Objetivos da norma; Deveres; Vedações; Permissibilidades; Valor e publicidade dos serviços profissionais; Deveres em relação dos colegas de classe; Penalidades; Princípios Éticos.
 


Data: 16/10/2020 às 11h10
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o crcse.org.br, você concorda com a Política de Privacidade e a Política de Cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.